TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Psicológica

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.215 Palavras (25 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 25

Introdução

          O manual a seguir, sobre os Testes Psicológicos, pretende esclarecer e fornecer informações quanto a Introdução do Teste Psicológico no Brasil; A Importância da Escolha Adequada do Instrumento de Avaliação Psicológica;  A Ética no Uso de Instrumento de Avaliação Psicológica e os Testes Psicológicos de Inteligência.

          Considerando a importância da Avaliação Psicológica na atuação do psicólogo esse estudo objetivou salientar os problemas encontrados no uso dos testes psicológicos e sua aplicação nos diferentes contextos.

          Procurou-se abordar de maneira sucinta os testes mais utilizados na atuação do profissional de psicologia. São eles: Colúmbia, Quati, Escala de Wechsler; WISC e WAIS.

          Convém salientar que os psicólogos devem saber, não apenas as vantagens dos testes, mas, também os limites de sua utilidade e validade. Do contrário, correrá o risco de apresentar diagnósticos falsos ou deformados, pois estariam baseados em resultados falhos e incompletos.

          As avaliações psicológicas não consistem numa eficácia total em seus resultados, mas isto não implica que as mesmas devam ser dispensadas. Desde que atendidas as pré-condições de sua aplicação, e que o psicólogo examinador tenha conhecimento, domínio da aplicação e da avaliação.

          Os testes são utilizados como referencial que elimina boa parte do laço transferencial subjetivo das percepções e julgamentos do psicólogo.

           É importante ressaltar a condição dos testes como mais um recurso que auxilia o profissional na compreensão e fechamento das considerações a respeito de um examinando, seja em processo seletivo (exame psicológico ou psicotécnico), avaliação psicológica e psicodiagnóstico.

         

Capítulo 1

“Introdução ao nascimento da avaliação psicológica”

        A avaliação psicológica é uma das áreas mais antigas da psicologia. O desenvolvimento dos testes psicológicos e da psicometria voltados para seleção de soldados nas grandes guerras (Anastasi & Urbina, 2000), foram à fonte para a origem destas ferramentas indispensáveis nos dias de hoje, nas práticas de avaliação psicológica.

        É necessário argumentar em conjunto à introdução, que é de uma visão simplista, a compreensão de que a avaliação psicológica é geralmente entendida como uma área aplicada, técnica, de produção de instrumentos para o psicólogo.  As verdades sobre o dilema moram aos arredores, pois, não é simplesmente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a área da psicologia responsável pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis.

        Quando avaliar exige qualificação, determina-se uma característica básica do conhecimento científico, a qual se efetua nos processos de avaliação psicológica quando não se restringe à descrição de fatos isolados, contudo, os apresenta sob o estatuto do contexto histórico apresentado.

Pontos principais da avaliação psicológica entre os autores PRIMI, NORONHA, REPPOLD, BERALDO e os principais instrumentos psicológicos utilizados por estudantes e profissionais de psicologia

        PRIMI (2010) descreve sobre a Avaliação Psicológica no Brasil de modo a compartilhar com os profissionais da área de avaliação psicológica, não apenas na visão de métodos, técnicas e teorias de avaliações psicológicas já existentes e padronizadas, contudo, o autor vai além das técnicas produtoras de ferramentas profissionais. Agora, PRIMI revela estas, responsáveis pela operacionalização das teorias psicológicas em eventos observáveis. Assim podendo fomentar nas observações sistemáticas de eventos psicológicos o avanço tecnológico, possibilitando numa gama de fatores que contribuam na avaliação psicológica.

        Nos últimos anos a avaliação psicológica tem recebido atenção crescente não só dos psicólogos, como também da sociedade em geral. Por esse motivo, ao se tratar do tema avaliação, sua história e seu desenvolvimento, se tratando de fundamentos gerais da psicologia.

        Em relação à dimensão metodológica foi observado nos últimos anos um avanço importante. Já existe um número considerável de artigos fazendo uso de métodos mais avançados como, por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise Fatorial Confirmatória. Em termos de avanços tecnológicos são encontrados exemplos de testagem informatizados e a confecção de relatório via web, já disponível para testes comercializados. Entretanto, esses avanços representam ainda o início de uma nova fase que se deve buscar e atingir. Com os recursos tecnológicos disponíveis não é necessário realizar tarefas mecânicas de maneira manual, cotação, correção, conversão de escores etc. Agora são necessárias pesquisas onde possam embasar nos construtos da psicologia PRIMI (2010).

        A conquista de outro avanço metodológico importante embasa-se na utilização da TRI como meio para o aprimoramento da interpretação de medidas (PRIMI, 2004), a interpretação dos escores de um teste é tradicionalmente conferida por meio de referência à norma, comparando os escores obtidos por um indivíduo, com os escores obtidos por um grupo de referência com grupo normativo, indicando a posição relativa desse escore. PRIMI (2010).

        Entre os acontecimentos mais importantes que marcaram a história da avaliação psicológica no Brasil destaca-se a criação do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos (SATEPSI) e a Resolução CFP no 007/2003, consideradas marcos de mudanças na prática profissional, ao final do ano de 2001. O gerenciamento do SATEPSI é feito por um grupo de especialistas psicólogos e conselheiros em avaliação psicológica com experiência e produção científica na área, que constituem uma Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica, propondo-se como tarefa desse grupo, analisar e emitir pareceres sobre os testes psicológicos encaminhados ao CFP, com base nos parâmetros definidos na resolução.

        Em níveis de pós - graduação também é possível observar a ampliação da área de avaliação psicológica ocorrida neste período. Tradicionalmente, a avaliação psicológica se organizou em laboratórios e linhas de pesquisa. Dos 65 programas existentes no Brasil, nove UFMG, UFU, UFRGS, PUC/RS, UFSC, USP/RP, USP/SP, PUCCAMP, UnB. Contam com linhas de pesquisa na área. Em 2001, a Universidade São Francisco deu início ao primeiro programa com área de concentração em Avaliação Psicológica, e até o momento o único no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com