TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação psicoedagógica do modelo EOCA

Resenha: Avaliação psicoedagógica do modelo EOCA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Resenha  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 10

MODELO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

EOCA

A EOCA (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem) é a primeira sessão realizada com o sujeito para se descobrir o vinculo que tem com a aprendizagem é nela que vamos perceber o que a criança sabe fazer e o que aprendeu a fazer.

Para Visca, o que nos interessa observar na EOCA são “... seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, áreas de expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc (1987, p. 73).

Arrumei sobre a mesa da sala de informática da escola, os seguintes materiais: Papel sulfite (branco e colorido), folha pautada, lápis de cor (fechado), tesoura, canetas hidrocolor, lápis (sem ponta), apontador, borracha, gibi, revista de vídeo game, alfabeto móvel e um dominó (de figuras e palavras).

¨ Iniciei perguntando se ele sabia o nome daqueles materiais ¨

Ele ma respondeu que sim e, foi nomeando cada um, porém com bastante insegurança, sempre olhando para mim, para confirmar. Esqueceu o nome do gibi, dominó e caneta hidrocolor. Durante este tempo ele nomeou, mas não tocou em nada.

Dei a seguinte consigna: Este material é para você me mostrar o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu.

Ele respondeu:

_ Não sei fazer nada, nunca me ensinaram nada.

P- Você pode mexer neste material.

O aprendente timidamente pegou o alfabeto móvel, olhando letra por letra.

P- Você consegue formar sílaba?

Ele responde que sim, mas não sabe escrever. Pedi que tentasse. Ele pegou a letra b, a, l e, perguntou se a letra o formava a palavra bola.

E no papel, o que você sabe me mostrar?

Ele pegou o papel, o lápis e, me disse que o lápis estava sem ponta. Falei que ele poderia apontar, ele fez tudo bem devagar, foi até o lixo e apontou o lápis, voltou e disse. ¨ só sei escrever o meu nome ¨

P- E números, você conhece? Ele escreveu de 1 a 10 e, disse que era só isto que sabia fazer.

Ele guardou as letras do alfabeto e não mexeu mais em nada.

Elaboração do primeiro sistema de hipóteses

Para Visca o que obtemos nesta primeira entrevista é o conjunto de observações que deverão ser submetidas a uma verificação mais rigorosa, constituindo o próximo passo para o processo diagnóstico. (1987, p74)

Na E.O.C.A é necessário observar três aspectos para formar o sistema de hipóteses para outros momentos do diagnóstico: temática, dinâmica e produto.

Quanto a temática, o aprendente me demonstrou uma certa resistência quanto ao seu aprendizado, sempre dizendo que não sabia fazer nada e que, não te ensinaram nada.

Em relação à Dinâmica, o aprendente me pareceu muito nervoso, roeu unhas, levantou e sentou algumas vezes. Teve muita resistência em mexer nos objetos. Pegou timidamente o alfabeto móvel, demonstrando o quanto aquilo era importante para ele - confesso que imaginei que ele iria olhar a revista de game, pois me disse que gostava muito de game.

No que se refere ao Produto gravou o seu nome no papel e disse que era a única coisa que sabia fazer, ao ser indagado sobre números escreveu de 1 à 10 e disse que não sabia fazer mais nada, mas escreveu bola com o alfabeto móvel.

As hipóteses levantadas é que o aluno possui um vinculo negativo quanto ao aprendizado, diz que quer aprender, mas isto se tornou muito conflitante, pois quer aprender e não consegue e as pessoas envolvidas não têm paciência. Sua modalidade de aprendizagem é hipoassimilativa. Possui problemas na fala, baixa autoestima, fixação oral, provável problema de visão, porque chega muito perto para escrever. Como I. não consegue ler, tem problemas na fala e bastante falha de memória é necessário uma análise mais profunda, possível caso de uma dislexia.

Provas operatórias

Segundo Sampaio, através das provas operatórias teremos condições de conhecer o funcionamento e desenvolvimento das funções lógicas do sujeito. (2009, p.41)

As provas operatórias podem ajudar a identificar crianças com defasagem cognitiva, pois a sua idade cognitiva pode ser diferente da sua idade cronológica.

Como I. é um adolescente de 14 anos comecei por provas Conservação de volume. Peguei dois copos iguais e com a mesma quantidade de líquido, porém um com colorido de vermelho e o outro de amarelo. Perguntei. O que ele poderia me dizer sobre o material. Ele responde que é copo com suco. Falei que não era suco e sim água com corante. Perguntei se neles tinham a mesma quantidade de líquido, ele olhou e disse que sim. Pedi que ele escolhesse duas massas de modelar, que estavam na caixa. Ele escolheu a preta e a azul, fez duas bolas iguais. Perguntei se as bolas tinham a mesma quantidade de massa. Ele disse que sim. Perguntei que se eu colocasse a bola negra no líquido amarelo, o que iria acontecer. Ele disse que a água iria subir. Por quê? Porque a massa vai afundar e o líquido vai subir. Repeti a pergunta com a outra bola e o outro líquido. A resposta foi a mesma. Pedi que ele fizesse uma salsicha com a massa negra. Fiz as mesmas perguntas e ele conservou. Ele disse que a massa só mudou de forma, mas era a mesma quantidade, e sabia disto porque tinha tirado as duas da caixa e estavam com a mesma quantidade. Durante toda a prova I. se mostrou conservador.

Prova conservação de comprimento o aprendente se mostrou conservador e, sorriu quando fiz contra argumentação.

Prova de inclusão de classes nesta prova troquei o conjunto de flores por conjunto de ferramentas, pois tinha mais a ver com o aluno. Conjunto de 10 serrotes e três martelos feitos de EVA:

O que você pode-me dizer sobre este material? São ferramentas

Conhece estas ferramentas? Sim, martelinhos e serrotinhos

Serrote é ferramenta? Sim

Pedi que ele colocasse todas em uma mini caixa de madeira e perguntei:

Nesta caixa tem mais serrote ou ferramentas? Ele riu e, me disse: - Os dois são ferramentas.

Um menino me disse que tinha mais serrotes que ferramenta. - Mas são todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com