TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações De Atuação Do BOPE

Exames: Ações De Atuação Do BOPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Serviço Social

4ª Série

Psicologia Social e Serviço Social

ETAPA 3 –

Passo 4 (Equipe)

Discutir, em grupo, se as ações do BOPE podem ajudar na resolução dos dois conflitos que a equipe selecionou na Etapa 2, Passo 1 desta ATPS. Quais outras ações poderiam ser propostas para a resolução destes conflitos? Redigir um texto no qual exista uma coerência de ideias do grupo sobre essas possíveis soluções, inclusive a atuação dos policiais.

Ações de atuação do BOPE

O BOPE foi criado para intervir quando a policia convencional não consegue resolver os conflitos existente na comunidade e para acabar com o trafico de drogas só desarmando os traficantes é por isso que principal objetivo do BOPE não é prender traficante é capturar armas, na teoria o BOPE faz parte da policia militar, mas na pratica ele é uma policia completamente diferente atuando com rigor e violência, pois quando entra numa favela, e para resolver a situação.

O filme mostra a corrupção de policiais no repasse de armas aos traficantes em troca de dinheiro, trazendo uma percepção ao comando do BOPE que aquele que ajuda traficante a se armar é cúmplice dele, e mostrou também o despreparo da policia militar, pois sequer tinha viaturas equipadas para sair em diligencia, mostrou que elas eram sucateadas, sendo reaproveitadas as peças de uma para outra. A intervenção do batalhão do BOPE nas favelas se deu pela vinda do papa para o Brasil com passagem pelo Rio de Janeiro em uma de suas favelas, mobilizando o Estado para fazer frente a sua segurança, precisando de uma Tropa de Elite no comando geral do BOPE, trazendo intervenção nas favelas com 03 meses de antecedência.

Nessas ações diárias mostrou o tráfico, bem como as ações de policiais militares e a própria população de corruptos querendo levar vantagens em tudo, onde os próprios policiais se eximem de suas responsabilidades, por atuar com pulso firme e deixando de fazer seu trabalho, empurrando “os fatos”, os delitos para outra área de responsabilidade de outro comando não assumindo suas obrigações.

Os policiais do BOPE treinam em ações com agressão, opressão violência e pressão psicológica, para terem em sua corporação somente aqueles policiais de elite, pois a atuação junto aos traficantes de drogas requer preparo e treinamento pesado, pois de cada 100 homens, somente 05 concluem o curso, comparando com os soldados de Israel, onde precisam provar que aguentam pressão no treinamento, pois na luta contra a guerra do trafico os policiais têm que ser capaz de aguentar tudo. O objetivo do curso é eliminar os policiais fracos e principalmente os corruptos, pois o policial do BOPE quando entra em favela não entra atirado entra com estratégia, quando a farda preta entra na favela é pra matar nunca pra morrer. O RJ vive em uma constante guerra contra o trafico de drogas, e o BOPE na época recebeu uma ordem do comando para garantir a vida do Papa, bem como sua comitiva no período que estive por aqui agindo com pulso firme inclusive matando quem passasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com