TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES NEUROPSICOPEDAGOGICAS

Ensaios: BASES NEUROPSICOPEDAGOGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO FUNDAMENTO PARA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

O projeto político-pedagógico - PPP de uma escola é o instrumento orientador, que define as relações da escola com a comunidade na qual está inserida e vai atender. Mediante o PPP fica claro o que se vai fazer, porque se vai fazer, para que se vai fazer, para quem se vai fazer e como se vai fazer no interior da escola.

O Projeto Político Pedagógico vai além de um simples conjunto de planos e projetos elaborados sem a participação da equipe escolar, feito apenas para cumprir exigências burocráticas e consequentemente engavetados sem surtir efeito algum no processo educativo da escola. Para VEIGA (1995 p. 13), “o projeto busca um rumo, uma direção e é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.” Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico é um processo contínuo e articulado que supõe reflexões, análises, avaliações permanentes do trabalho desenvolvido pela equipe escolar dentro da perspectiva da política de formação plena do educando.

Seu desenvolvimento requer reflexão, organização de ações e a participação de todos - professores, funcionários, pais e alunos, num processo coletivo de construção. É importante ressaltar que o PPP não é um projeto e/ou plano pronto e acabado, impassível de mudanças, ao contrário, constantemente a escola passa por mudanças que precisam está expressas no projeto educativo da escola. Este fato implica afirmar que a sua elaboração nunca é definitiva. Nenhuma escola poderá alcançar objetivos significativos para os alunos e para a comunidade se não tiver um projeto que norteie e dê suporte para a ação de cada um de seus agentes.

À medida que todos forem envolvidos na reflexão sobre a escola, sobre a comunidade da qual se originam seus alunos, sobre as necessidades dessa comunidade, sobre os objetivos a serem alcançados por meio da ação educacional, a escola passa a ser sentida como ela realmente é: de todos e para todos. Ao participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, a ação de cada ator social que nela se encontra adquire novo significado, porque se passa a conhecer o que fazer, porque fazer, para que, para quem fazer e como fazer.

Partindo deste pressuposto as mudanças necessárias não acontecem por acaso, mas fazem parte da vontade e participação da equipe escolar, expressas no seu Projeto Político Pedagógico – PPP e vividas a partir de uma gestão democrática. Para tanto, segundo Veiga (1995) o PPP, é pautado nos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

Na perspectiva da Educação Inclusiva o principio da Gestão Democrática é colocado por VEIGA (1995), de forma expressiva tendo em vista que, compreender a educação inclusiva se constitui em uma forma mais ampla, que aponta para Gestão Democrática:

Exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não-permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica na construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado à educação das classes populares. (VEIGA, 1995 p. 17-18)

A ruptura mencionada pela autora compreende que a escola segue novos caminhos, adotando práticas inclusivas expressas no PPP da escola, provocando mudanças profundas na organização do plano de trabalho da unidade escolar. Tais propostas de mudanças dependem da disposição, discussões, estudo, levantamento de dados e iniciativas compartilhadas pelos membros da escola, e do principio de gestão democrática expresso na escola, que propicie o processo de mudança. Nesta perspectiva, o projeto político-pedagógico expressa as mudanças advindas dos propósitos da inclusão quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com