TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: VIOLÊNCIA SOCIAL

Por:   •  23/10/2016  •  Artigo  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

A violência física e psicológica é uma das principais preocupações da atualidade, e em uma sociedade conflitante e preconceituosa como a que vivemos, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que sofrem cada dia mais com esses tipos de violência, que muitas vezes não ferem apenas o físico, mas principalmente a alma e o psicológico das pessoas. Os membros da sociedade, que pertencem às classes sociais distintas, que são de raças distintas e que têm interesses divergentes, são sempre expostos a situações de vexame e muitas vezes de riso, onde são humilhados e muitas vezes agredidos, passando constantemente por Bullying. É denominado como bullying toda forma de agressão recorrente em que o agressor sempre é mais favorecido e menos vulnerável perante a vítima escolhida. O bullying em curto prazo traz ao indivíduo agredido grande desconforto, dor e angústia e acaba o inibindo ainda mais diante do meio em que está inserido, a longo prazo pode ainda acarretar ao indivíduo uma série de problemas psíquicos, onde em casos considerados graves a vítima pode até mesmo atentar contra a própria vida. O bullying está mais comumente presente nas salas de aula e nos pátios de escolas, mas atualmente, tem sido cada vez mais comum encontrarmos casos de Bullying entre profissionais e até mesmo em círculo de amizades.

Palavras-chave: Bullying; Sociedade; Escola

ABSTRACT

Physical and psychological violence is one of today's major concerns, and in a conflicting and prejudiced society as we live, it is increasingly common to find people who suffer every day more with these types of violence, which often do not hurt just physical, but especially the soul and the psychological people. Members of society, who belong to different social classes, which are of different races and have different interests, are always exposed to situations of humiliation and often laughing, where they are humiliated and often beaten, constantly going through bullying. It is termed as bullying every form of recurrent aggression on the abuser is always more favored and less vulnerable before the chosen victim. Bullying in the short term brings to the individual assaulted great discomfort, pain and anguish and end the inhibiting further on the medium in which it is inserted in the long run may also cause the individual a range of psychological problems, which in cases as serious the victim you can even endanger the life. Bullying is most commonly present in classrooms and school yards, but now, it has been increasingly common to find cases of bullying among professionals and even friendships circle.

Keywords: Bullying; Society; School

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.............................................................................................06

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................07

3. CONCLUSÃO...............................................................................................12

REFERÊNCIAS.................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado uma pesquisa aprofundada sobre o tema bullying, suas origens e os principais motivos que levam esse mal a ser tão difundido nas diversas classes sociais de todo o mundo na atualidade. O bullying não é um problema apenas do ambiente escolar, mas envolve também o local de trabalho, vizinhos, países, ou seja, espaços de socialização e aprendizagem que são marcados por problematizações que interferem a uma determinada atitude ou processo. E, em se tratando das relações interpessoais, o bullying é algo agravante e difícil de conter, pois, qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor e a vítima, onde um tem sempre o comportamento de agressão e o outro de agredido, principalmente de forma psicológica. Daí a importância de conhecer os fatores que determinam tais comportamentos e assim adotar metodologias que proporcione melhorias no cotidiano escolar e social, para que dessa forma possa se desenvolver meios de amenizar os efeitos e estragos do Bullying. Apesar de acreditarmos que os efeitos do Bullying possam ser amenizados, sabemos que é impossível o Bullying acabar, a menos que, toda a população entenda que o Bullying é sim um problema social e que ninguém é superior ou melhor do que outra pessoa a ponto de poder inferiorizá-la, julgá-la, humilhá-la, mas por mais que existam ações e projetos que tentem fazer com que o Bullying seja visto como crime e um mal social, ainda existem muitas pessoas que sofrem diariamente intimidações e agressões pelo simples fato de serem diferentes do que é dito como “normal” pela sociedade preconceituosa que nos cerca.

2. DESENVOLVIMENTO

O bullying é visto hoje em dia como um problema social mundial, pois estudos e pesquisas demonstram que está presente em todos os países do mundo, dos mais ricos aos mais pobres, em todas as classes sociais e raças existentes. Este fenômeno não difere classe social, raça, religião, gênero e ultrapassa as barreiras da escola, como por exemplo, na prática do cyberbullying, uma novidade no mundo dos Bullyings e que vem aumentando cada dia mais. De acordo com as autoras Silva et al (2012), na contemporaneidade é muito comum nos casos de bullying, a violação de direitos humanos, que são os casos em que se ofende com violência, infringindo, transgredindo, de forma impetuosa e veemente, até mesmo fazendo uso da força bruta.

A primeira pessoa a perceber mais claramente o fenômeno bullying foi o professor norueguês Dan Olweus, com seus estudos realizados na Universidade de Bergan- Noruega (1978 a 1993), onde obteve grande repercussão com os resultados de seus casos estudados. Porém, o governo norueguês atentou seu olhar para essa violência institucional apenas após o suicídio de três crianças entre 10 e 14 anos, que provavelmente foi influenciado por atos de maus tratos dos colegas.

2.1 O que é o Bullying?

Bullying

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com