TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Filosoficas da Psicologia

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO DE SÃO PAULO

UNISAL

JEAN SILVA RODRIGUES

(RA: 200014480)

LOUIE ESCOBAR DE LUNA FREIRE

(RA: 200013778)

VICTÓRIA TAVARES DE MOURA

(RA: 200014487)

RESUMO BASES FILOSÓFICAS DA PSICOLOGIA:
POSITIVISMO, MATERIALISMO E EMPIRISMO

CAMPINAS, SP

2020

1. POSITIVISMO[pic 1]

        O positivismo foi uma doutrina filosófica que buscava compreender como os fenômenos naturais poderiam ser mensuráveis, tendo como maior expoente o filósofo Auguste Comte. O movimento toma forma em meados do século XIX, estabelecendo a ideia de que as ciências humanas deveriam ser estudadas por meio de um padrão de investigação semelhante às ciências naturais, por meio de um método que chegue a respostas que possam ser estabelecidas como verdadeiras, com o auxílio de pesquisas. Explicações pautadas em crenças religiosas eram ignoradas pois para o positivismo o conhecimento científico era a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro.

        O objetivo desse conhecimento comprovado em relação às ciências humanas era compreender e ter como base os padrões das atividades humanas, para que dessa forma fosse possível prever algumas ações mediante esse conhecimento sobre a realidade. Vale ainda ressaltar que para o pensamento positivo, é de valor significativo que a subjetividade seja sempre colocada frente à realidade para se chegar a resultados mais palpáveis.

        Dessarte, está doutrina contribuiu para o estudo da psicologia não apenas para entender os comportamentos, mas também a fim de saber se esses comportamentos são influenciados pelo meio, se é possível prevê-lo, e ajudou também na compreensão de que a subjetividade humana é constituída a partir do outro e a partir das verdades do outro.

2. MATERIALISMO

A corrente Materialista teve forte influência no pensamento científico ao romper com o idealismo e mecanicismo positivista uma vez que considera os fatos do universo como suficientes para descrever e explicar – em termos físicos – não só a natureza, mas também a própria consciência humana e a sociedade através dos princípios da física e da química.

A ciência materialista, acerca à psicologia, permitiu que se estabelecesse novos padrões, estudos e visões que enriqueceram de forma abrangente a área, além de oferecerem um respaldo que promove credibilidade na área no que se refere as suas soluções relativas ao funcionamento mental do ser humano e sua capacidade de conviver em sociedade. Entende-se pela visão materialista que os processos mentais também poderiam ser compreendidos por meio das propriedades físicas e bioquímicas, e propõe uma análise às estruturas anatômicas e o funcionamento fisiológico do cérebro humano para entender seus aspectos psíquicos.

Além do fator mental, esta corrente também afirma que os organismos e o ambiente moldam a cultura, a sociedade e os próprios seres humanos, que por sua fez também atuam como agentes modificadores, considerando que este ambiente não se limita à estrutura física que o cerca, mas também às relações intersociais em que o ser humano é imerso desde seu nascimento. Dessarte a teoria Materialista implica que o fator material está relacionado direta e dialeticamente com os fatores sociais e psicológicos dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com