TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Filosóficas da Psicologia

Por:   •  2/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

UNISOCIESC  - BCA

CURSO: Psicologia A1

DISCIPLINA: Bases Filosóficas da Psicologia

RESENHA BIOÉTICA

        Ainda que não haja consenso quanto a origem histórica do termo “bioética”, aceita-se que o assunto em si teve seu ponto de partida em novembro de 1962 com a publicação de um artigo intitulado “Eles decidem quem vive e quem morre”, publicado na revista Life.

        Mas o que vem a ser a bioética e qual a sua importância? Num conceito simplista, podemos traduzir a bioética como sendo a “ética da vida”, algo que surgiu para fundamentar os princípios éticos que regem a vida quando esta é posta em risco pela medicina e demais ciências. Porém, atualmente a bioética vai muito além da discussão sobre a preservação da vida, uma vez que também discute o impacto dos estudos em esferas sociais e de justiça, por exemplo, avaliando se determinada descoberta terá seu benefício estendido a todos igualitariamente ou se a mesma será disponibilizada apenas a um grupo seleto. Além disso, a bioética busca também evitar que estudos de “fins duvidosos” sejam realizados, para isso, há sempre questionamentos como: Este estudo é de fato necessário? Como ele afetará os indivíduos envolvidos? As vidas (de pessoas, animais e meio ambiente) utilizadas como objeto de estudo (grupos de controle) serão expostas ou sofrerão algum prejuízo ou dano desnecessário? Qual será seu impacto social? Quem se beneficiará dele? Em poucas palavras, a bioética veio para tentar “frear” o ego exacerbado do ser humano que tende a se render ao poder e ao dinheiro.

        Alguns princípios são adotados para que possa avaliar o que está ou não pautado na bioética. Partindo da perspectiva norte-americana quanto a reflexão ética, dispomos de três princípios. São eles:

  • Princípio do autonomia – prevê que os indivíduos envolvidos tenham autonomia, ou seja, que os mesmos possam tomar suas rescisões por vontade própria e conscientes das consequências envolvidas.
  • Princípio da beneficência – prevê a priorização do maior número de benefícios ao maior número de pessoas possível, buscando sempre a minimização de riscos.
  • Princípio da justiça – prevê uma tratativa igual para todos, pautado na  imparcialidade, que independa de classe social, cultura, religião...

        A adaptação do bioética ao longo do tempo trouxe também novos princípios, sendo um deles o da alteridade, prevendo a necessidade de respeitar e se colocar no lugar do outro.

        Muito tem a se falar a respeito da bioética, mas em resumo, podemos dizer que, nos dias de hoje e no futuro ainda mais, esta é e continuará sendo uma ferramenta de grande importância para a conservação da vida em nosso planeta, pois nossa espécie, dito ser humano, necessita de “regras”, uma vez que não desenvolvemos autoconsciência o suficiente para entendermos que nós e o ecossistema somos interdependentes, e que para a manutenção de nossas vidas, a própria vida precisa ser valorizada e respeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (196.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com