TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo Elementos conceituais básicos

Artigo: Behaviorismo Elementos conceituais básicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Artigo  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Elementos conceituais fundamentais

Behaviorismo é uma abordagem psicológica que vislumbra o comportamento animal e humano apenas como reações observáveis de forma direta, enfatizando a aplicação rigorosa do método científico ao estudo dos fenômenos psicológicos.

Segundo Skinner o comportamento, embora muito complexo, pode ser investigado como qualquer fenômeno observável. "Desde que é um processo, e não uma coisa, pode ser facilmente imobilizado para a observação. É mutável, fluído e evanescente e, por esta razão, faz grandes exigências técnicas da engenhosidade e da energia do cientista. Contudo, não há nada essencialmente insolúvel nos problemas que surgem de fato". Assim, Skinner adotou uma posição extrema, afirmando que apenas o comportamento pode ser estudado, podendo ser totalmente descrito, visto que, este é mensurável, observável e perceptível através de instrumentos de medida.

Skinner não nega o uso de termos tais como vontade, imaginação, inteligência e liberdade. Afirma que, as explicações que dependem destes termos não são funcionais porque não descrevem verdadeiramente o que está ocorrendo; encobrem, ao invés de esclarecerem as causas do comportamento.

Skinner considera a pessoa como uma caixa fechada, mas certamente não vazia. Os behavioristas enfatizam os inputs e os outputs uma vez que eles constituem aquilo que é observável. Ao invés de levantar hipóteses sobre as necessidades que podem impelir para uma atividade particular, tentam descobrir os eventos que fortalecem sua probabilidade futura e que a mantém ou modificam-na. Assim, buscam as condições que regulam o comportamento em vez de levantar hipóteses sobre estados de necessidades dentro da pessoa.

O mentalismo, ao fornecer uma aparente explicação alternativa, mantinha a atenção afastada dos acontecimentos externos antecedentes que poderiam explicar o comportamento. O behaviorismo metodológico fez exatamente o contrário: com haver-se exclusivamente com os acontecimentos externos antecedentes, desviou a atenção da auto-observação e do autoconhecimento. O behaviorismo radical restabelece um certo tipo de equilíbrio. Não insiste na verdade por consenso e pode, por isso, considerar os acontecimentos ocorridos no mundo privado dentro da pele. Não considera tais acontecimentos inobserváveis e não os descarta como subjetivos. Simplesmente questiona a natureza do objeto observado e a fidedignidade das observações.

Skinner(1969, p. 5) afirma que toda formulação dos comportamentos em termos de estímulo e resposta, ou de entrada e saída, sofre uma séria omissão. Nenhuma descrição do intercâmbio entre organismo e meio ambiente estará completa enquanto não incluir a ação do ambiente sobre o organismo depois da emissão da resposta.

PRINCÍPIOS BÁSICOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

As relações entre as consequências que um comportamento produz e a frequência dele são descritas em termos do aumento ou de diminuição desses comportamentos de acordo com o as consequências produzidas.

O termo reforço é adequado se estiverem presentes três condições: 1) uma resposta produz alguma consequência; 2) a resposta ocorre com mais frequência do que quando não produz consequências; 3) o aumento das respostas ocorre porque a resposta tem aquela consequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com