TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo - O Show De Truman

Casos: Behaviorismo - O Show De Truman. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  5.757 Visualizações

Página 1 de 2

FILME ANALISADO: O Show De Truman: O Show Da Vida

CENA 1:

“O momento em que Truman começa desconfiar que algo está diferente e estranho ao seu redor, acontece uma cena em que ele segura “sua esposa” com a faca, e ela imediatamente diz: ‘FAÇAM ALGUMA COISA!’, ele porém entende o recado e logo pergunta: ‘ELES QUEM?’, e olha ao seu redor procurando algo ou alguém. Depois ela finge que não disse nada, que não estava falando com ninguém, mas ele insiste. Em seguida chega o “amigo” de Truman, e a “esposa” corre e abraça o “amigo” em sinal de alívio com sua chegada.”

ANÁLISE:

Nesta cena, é possível perceber um Comportamento Respondente da esposa de Truman no momento em que ela se vê em perigo – pois estava “sozinha” e sendo segurada com uma faca por um home – neste momento, ela “sai de cena” e age involuntariamente, ou seja, o que antes era uma cena “programada” de televisão com textos escritos e induzidos por uma terceira pessoa, naquele momento ela agiu de modo real e verdadeiro por se ver em perigo. E também percebe-se um comportamento reforçado, a Fuga – no momento em que ele pergunta “Eles quem?” e ela quer desconversar dizendo que não disse nada a ninguém.

CENA 2:

“Tinham várias cenas que mostravam os telespectadores assistindo o programada, e em algumas cenas exibidas entretidos com a história se comportavam de diversas maneiras. Por exemplo, na cena em que Truman reencontra seu pai na ponte; as pessoas se emocionam. E também a cena final, em que Truman atravessa a porta de ‘saída’, todos os telespectadores se alegram, aplaudem e comemoram a verdadeira liberdade do astro para a vida.”

ANALISE:

Em primeiro, pode-se observar no contexto das cenas dos telespectadores, um Comportamento Operante dos mesmos em relação ao programa, já que as reações são voluntárias. Ao verem a cena do reencontro com o pai, a maioria das pessoas envolvidas com a história de Truman se comportam de modo afetivo e se emocionam, um reforço secundário toma conta dos seus estímulos.

E na cena final, o comportamento daquelas pessoas que acompanhavam “aquela vida, a vida de Truman” procede o reforçamento Extinção; pois sentiram-se aliviados, contentes com o final de uma história que na verdade era uma vida, onde o que antes era entretenimento, a partir dali não seria mais.

Por fim, conclui-se que o filme em tese possui um condicionamento operante para alguns dos envolvidos. Para Truman que passou anos “enganado” sobre diversas situações, uma delas do seu pai ter morrido afogado no mar ocasionou-se em um condicionamento clássico deixado pelo trauma que ficou de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com