TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda Etapa De APS, Sobre Behaviorismo, Gestalt E Psicanálise

Pesquisas Acadêmicas: Segunda Etapa De APS, Sobre Behaviorismo, Gestalt E Psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 12

Behaviorismo, Gestalt e Psicanálise

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência

Behaviorismo

A compreensão da proposta de Skinner para a psicologia é vista como um bom começo para o estudo atual do behaviorismo radical .Skinner apresenta e detalha sua proposta confrontando com outras propostas já existentes .Atualmente outros estudiosos vem trazendo contribuições que complementam ou acrescentam elementos feitas por ele para psicologia.

Antes do Skinner iniciar seus estudos em psicologia ,outras propostas de entendimento dessa área já estavam em discussão e a partir dessa contraposição com essas outras propostas então em vigor e a partir desse texto vamos estudar três exemplos de estudo da psicologia:

No estudo de Skinner entende-se que a sua psicologia é uma ciência mental da experiência consciente que deve desenvolver e defender uma metodologia consciente e se for uma ciência de comportamento dos organismos humanos faz parte da ciência natural

Skinner aponta dois caminhos alternativos para estudar a psicologia, o mentalismo foi trilhado pelo behaviorismo , inserindo a psicologia a ciência que estuda a vida ( os organismos vivos )essa é a parte da biologia.Cada pessoa está singularmente sujeita a certos tipos de estímulação proprioceptiva e interoceptiva, ou seja, duas pessoas podem ver a mesma luz ou ouvir o mesmo som mas não podem sentir a mesma distensão do ductor biliar ou mesmo músculo contundido.,e nesse caso quando a privacidade é invadida por instrumentos científicos  a forma de estimulação é mudada , ou seja as escalas lidas pelos cientistas não são os próprios eventos privados.Psicólogos mentalistas insistem que há outros tipos de eventos que são unicamente acessíveis ao proprietário da pele dentro do qual eles ocorrem, mas faltam a eles  dimensões físicas de estímulos proprioceptivos.Para alguns ele é o única parte que pode ser conhecida. ou para outros ainda ele é uma parte especial do que pode ser conhecida. O problema de conhecer o mundo subjetivo do outro é a acessibilidade. 

2º exemplo   (desafios metodológicos)

O artigo que expressa o behaviorismo radical aparece contrapondo outras propostas para psicologia, feita em termos estritamente metodológicos. Skinner acreditava que os psicólogos deveriam proceder ao abordar seu objeto de estudo como operacionismo que se fundamenta em apresentar um procedimento para garantir que os cientistas fundamentem todo conhecimento evitando problemas pela inclusão nas descrições científicas de conceitos que envolvem elementos não fundamentados em observações, conceitos que não tem base impírica , por exemplo ao invés de definir conceitos tais como percepção e sensação o cientista deveria definindo descrevendo o que  ele faz para identificar e medir esse fenômeno restringindo o aspecto impírico.

O operacionismo está presente até hoje no fazer psicológico ( ex:Rogers 1889),inicialmente foi visto como um caminho para superar problemas a decorrentes de concepções mentalistas.

Skinner defende sua teoria behaviorista afirmando que o operacionismo não trouxe nenhuma nova contribuição para a prática dos cientistas  devido aos limites Depois das críticas e recusa operacionalista Skinner apresenta sua proposta envolvendo uma nova abordagem no comportamento verbal para tratar de fenômenos chamados de linguagem.

O tratamento com propostas verbais seria o grande passo a ser dado para que pudéssemos superar os obstáculos criados pela ausência de uma teoria não dualista sobre comportamento verbal ,Mas de uma forma qual e simples distingue entre dimensão física e não física na análise do fenômeno impirísta,ou seja para identificar o significado daquilo que a pessoa está sentindo,não adianta registrar e discutir as palavras e afirmações ditas,preciso de identificar as condições com relação com aquele dizer.

As pessoas falam de suas vidas cotidianas,fala dos aspectos as quais outros não têm acesso e o desafio do pesquisador em psicologia é exatamente descobrir como tudo isso acontece,falar delas mesmas no qual só elas têm acesso.

Skinner explica que as alterações privadas não resolve o problema dos psicólogos, a invasão instrumental pode não ser resolvido e com o episódio verbal eles são inteiramente privados

Uma mãe só conta com sua sabedoria para promover em seus filhos o falar da fome,tristeza, saudade, alegria, que sentem ao relatar estas coisas e os estudiosos querem saber como ela faz isso?porque o faz?E o decorrer dessa maneira de entender  os dilemas metodológicos enfrentados pelos psicólogos.

A hipótese adicional de que ser consciente de reagir a seu próprio comportamento é um produto social e que vem dizer também que o comportamento do indivíduo é importante para sociedade e o comportamento é importante para o indivíduo.

Skinner conclui na sua radicalidade que cabe a psicologia estudar os fenômenos humanos em sua totalidade e complexidade e, para isso ,não é necessário supor a existência de uma dimensão especial do mundo diferente da dimensão material.

Terceiro exemplo: O modelo de causalidade

Nesse último exemplo Skinner lista vinte críticas feitas ao behaviorismo radical, dizendo que sua propostas  não foram bem compreendidas,Skinner distingue o behaviorismo da análise de comportamento mesmo sendo feito por meio de contra posições em outras áreas que tratam do comportamento humano, em seu livro ele apresenta como ele entende as primeiras tentativas de localizar as causas e o comportamento, os problemas gerados por essas tentativas.

O primeiro parágrafo do livro diz:Porque as pessoas se comportam?mais tarde outra questão,como outra pessoa seria induzida a comportar-se de uma dada maneira? tornou-se um problema entender e explicar os comportamentos podendo ser reduzida a uma questão sobre causas.

Nos dois primeiro momento os homens foram levados a buscar as causas do comportamento por razões práticas, no período primitivo da história, no outro momento a busca das causas já envolve uma possibilidade de controle pois o homem já almejava uma forma para induzir uma pessoa a comporta-se de maneira determinada sugerindo relações mais complexas entre eles.O terceiro momento é diferente das anteriores , o homem passou a buscar as causas do comportamento para compreender e explicar suas causas sendo essa a herdeira de toda a história.

Assim sendo como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com