TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Mauricio de Souza (Erickson e os Estágios)

Por:   •  21/4/2020  •  Bibliografia  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Acadêmicos de Psicologia

André Baldan

Enzo Nascimento

Milleny Medeiros

Biografia: Mauricio de Sousa

Trabalho apresentado para o cumprimento de uma das exigências da disciplina de Desenvolvimento do Adulto e do Idoso, do curso de Psicologia da Universidade Vila Velha (UVV)

Vila Velha

2019

Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935 em Santa Isabel, São Paulo. Filho do barbeiro (mas também poeta, pintor, jornalista, desenhista, compositor, músico) Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa (uma poetisa nas suas horas de lazer), membro da Academia Paulista de Letras e o mais famoso e premiado cartunista brasileiro. Ele cresceu em um ambiente repleto de arte, livros e cultura. 

Ainda muito novo, Mauricio se mudou com a família para Mogi das Cruzes, cidade natal de seus pais. Sua mãe o ensinou a ler, utilizando como material os balões de gibi que seu pai trazia para casa.

Conforme foi crescendo, Mauricio passou a desenhar cartazes e pôsteres, alguns dos quais integraram jornais de Mogi. Ele queria viver de seus desenhos

Em 1954, Mauricio se mudou para a capital paulista e começou a procurar emprego como ilustrador. Chegou até a redação do antigo jornal Folha da Manhã oferecendo seus serviços mas, em vez disso, conseguiu uma vaga de repórter policial.
Ele exerceu essa função por cinco anos, realizando muitos plantões e ilustrando suas reportagens com desenhos próprios que faziam muito sucesso entre os leitores do veículo. Em 1959, sua primeira tirinha foi publicada na imprensa, no jornal 
Folha da Tarde, a ilustração trazia seus primeiros personagens, o cão Bidu e Franjinha.
Foi a partir deste momento que Mauricio deixou o jornalismo de lado para seguir seu sonho de ser desenhista.

Em 1964, na ditadura militar, Mauricio não tomou parte no movimento, então perdeu seu emprego no jornal Folha da Tarde e teve seu nome adicionado na lista negra de cartunistas de São Paulo. Ele viveu um momento difícil em questões econômicas, e a única coisa que lhe restou foi ilustrar para os jornais de paróquias.

Antes de perder seu emprego como cartunista na Folha da Tarde, Mauricio decidiu aumentar seu leque de personagens nas histórias. Em 1970, ele lançou uma revista para suas criações: Mônica e a sua Turma.

Desde então, Mauricio e sua equipe de desenhistas já deram vida a cerca de 250 personagens. Em 59 anos de trabalho, Mauricio já publicou um bilhão de revistas e, atualmente, representa 86% das vendas de HQ no Brasil. Ele não se contentou apenas como os quadrinhos e também lançou livros ilustrados, álbuns de figurinhas, DVDs, desenhos animados, série no YouTube, parque de diversão etc.

Mauricio teve dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira). Além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, ele sempre criou personagens baseados em seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com