TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying

Artigo: Bullying. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Artigo  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Bullying

O bullying vem de uma palavra inglesa, bully. Conhecida como valentão, brigão. O primeiro a relacionar a palavra, foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega, no fim da década de 1970, pois ao fazer uma pesquisa sobre tendências suicidas entre adolescentes. Descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça.

Se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais indivíduo. O bullying vem sendo um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, principalmente na área da educação como nas escolas, faculdade ,universidade, podendo ocorrer também no local de trabalho, entre vizinhos e até mesmo os familiares.

Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou até mesmo desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. Em geral, a vítima teme o agressor em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

Os alunos que sofrem bullying, não pedem ajuda, eles tem medo e vergonha de ir à escola, alguns chegam a abandonar os estudos, não se acham bom para integrar ao grupo e apresentam baixo rendimento.

Uma nova lei pretende conscientizar, prevenir e combater o bullying nas escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A Lei Nº 4.837, que foi decretada pela Câmara Legislativa e sancionada pelo governador, define bullying como violência física ou psicológica intencional e continuada "com o objetivo de agredir, intimidar, humilhar, causar sofrimento e dano físico ou moral à vítima”. pode formalizar a denúncia junto à direção da escola, na Secretaria da Educação, no Conselho Tutelar, no Ministéiro Público ou na Polícia Civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com