TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying- O Silêncio Que Destrói

Casos: Bullying- O Silêncio Que Destrói. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Bullying é um fenômeno observado desde os primórdios da humanidade.”Alguns estudos tem sido feito sobre as ocorrências e as conseqüências do bullying para infância, adolescência e fase adulta. Segundo Cléo Fante – Bullie- tirano, valentão.

Esse termo é adotado por diversos países, para conceituar e descrever fenômenos anti-sociais e agressivos e também utilizados nos estudos realizados sobre a violência como problemática escolar o bullying é uma ação que intimida e regularmente é persistente, destrói a autoconfiança da vitima e freqüentemente é encorajada e aceita culturalmente.

Tem seu inicio com o assédio moral que passa a regular os mecanismos da violência no ambiente escolar, bater sem motivo, chamar de gordo, humilhar, dar apelidos, advém sempre de relações de empoderamento, quem pratica tem mais poder sobre quem sofre.

Dentre suas características podemos observar o quanto é um fenômeno complexo e completamente banalizado, muitas das vezes confundido com indisciplina.

Segundo Ruotti, Alves e Cubas as principais características dos alunos “tachados” como indisciplinados são:

[..

[...] a agressividade não apenas no trato com colegas, mas também com adultos

como professores e pais. São pessoas impulsivas que, geralmente, sentem a

necessidade de dominar o outro, fazendo uma avaliação positiva de si mesmo e tem

dificuldades de se identificarem com os sentimentos das vítimas das agressões. No

caso dos garotos, são geralmente mais fortes que a média dos demais alunos. (2006,Pág.176)

A vitima por vezes é assediada em lugares da escola com pouco ou quase nenhum acesso, fazendo com que as reclamações quando são feitas sejam descaracterizadas.

Da ação do Buliyng podemos dizer que propaga o medo, abala a estima e interfere seriamente na aprendizagens e nos processos cognitivos causando sérios prejuízos na construção e afirmação da identidade para fase adulta.

As pesquisas realizadas sobre o assunto por (Olweus, 1973) Noruega já apontavam para a gravidade desse comportamento e o relatava como fenômeno social crescente dentro das relações interpessoais c om comportamentos de interações agonistas, ele observou o quanto a escola contribui sobremaneira através de seus professores em interações negativas, violência verbal e desrespeito ao outro enquanto ser humano, de maneira sistemática do ensino infantil até a universidade.

Podemos perceber então que são necessárias ações mais sistemáticas para promoção da cultura da paz, não temos como prevenir o bulliyng, temos que prever para controlar.

Podemos sugerir modelos já praticados e bem sucedidos nos país, como a escola da família, que consiste em trazer os pais para o do ambiente escolar, orientando-os na criação de seus filhos para minimizar a agressividade, pois a criança vive a cultura que foi criada não só no Brasil, mas a nível mundial, a globalização trás fortemente a idéia da derrubada do inimigo. Vivemos numa sociedade completamente competitiva, de modo que diminuir o colega passa ser uma obrigação.

Pode-se começar envolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com