TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARAÇÃO DO FILME “PLANETA DOS MACACOS" COM A BIOÉTICA

Por:   •  28/9/2016  •  Dissertação  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução da tecnologia e da ciência vem representando uma verdadeira evolução para a humanidade, trazendo consigo melhores condições de vida tanto no campo da saúde quanto no campo da educação, porém, se todas essas evoluções não forem usadas de maneira responsiva, podem causar prejuízos ao homem e ao meio em que ele vive.

A tecnologia também pode ser vista como manipuladora, pois tanto traz benefícios, como também pode se tornar um ciclo vicioso, pois quanto mais o homem tem, mais ele quer ter, onde acaba, por sua vez, trazendo consequencias para si mesmo e para o ambiente onde vive. Então, a sociedade defensora da tecnologia propõem mudanças ao modo de utilização.

É ai que a bioética entra, com o intuito de olhar, cuidar e orientar o ser humano frente a esses dilemas. Esta mostra que a tecnologia pode ser usada de livre e espontânea vontade, mas necessita de uma consciência lúcida de que o uso indeterminado gera consequências.

A bioética, apresentada pelo autor, elabora uma discussão pautada sobre os avanços da ciência tecnológica, dando ênfase que o caminho não é rejeitá-la, mas que devemos utilizá-la com ética, pois a tecnologia não traz apenas benefícios aos campos de educação e saúde, mas também pode ou não causar malefícios futuros para o homem. A bioética busca compreender até que ponto a ciência tecnológica não se torna invasiva nas culturas existentes.

O texto traz um grande conteúdo crítico, pois nos leva a reflexão das adversidades de culturas existentes, por exemplo: hoje se falam em modificações de genes, experimentos realizados dentro de ambientes controlados que buscam criar o ser humano perfeito, prevenindo o desenvolvimento de doenças futuras, ou até mesmo selecionando genes perfeitos para um melhor desenvolvimento de força ou inteligência. Estas modificações já são reais e utilizadas hoje comumente com plantações e animais, trazendo até grandes benefícios para o produtor.

Como podemos observar no livro, a ética se consiste em valores morais, no comportamento de sua sociedade, e seus princípios. Com isso, chegamos ao comportamento de César (o macaco). César era filho de um chimpanzé fêmeo que foi submetida a experimentos com mutação genética para aumentar sua inteligência, o experimento não foi bem sucedido causando a morte da chimpanzé. Will (o cientista) ainda assim acreditava nos resultados positivos daquela substancia, portanto Will leva César para casa no intuito de obter resultados, que por sua vez, se mostram atendida.

O filme traz a mensagem em que: não adianta tomar o poder sem antes reformular a estrutura do poder; os sujeitos mudam, mas a dominação continua a existir. O filme também traz considerações atuais sobre a bioética e os riscos da busca desenfreada medicinal. Também aparece uma referencia ao medo das armas biológicas, com a propagação de uma doença que começa a ameaçar a humanidade e da inicio a degeneração da espécie humana no planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com