TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIA PARA TODOS! A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS E DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Por:   •  29/9/2015  •  Artigo  •  7.628 Palavras (31 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 31

COMPETÊNCIA PARA TODOS! A CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS E DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA NOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Kamilla Pacheco Junior

RESUMO:

Este estudo tem por objetivo compreender a gestão por competências por intermédio de dois de seus principais processos: recrutamento e seleção; demonstrando a indubitável relevância deste para que a gestão de pessoas ocorra de forma adequada no dia-a-dia das organizações. Iniciaremos nossa caminhada a partir da exploração das etapas envolvidas diretamente nos processos de recrutamento e seleção, assim como as principais ferramentas utilizadas na elaboração deste. Passaremos, então, a delimitar o papel crucial do profissional de recursos humanos para o sucesso de execução dos processos de recrutamento e seleção. Por fim, trataremos do conhecimento sobre a gestão de pessoas por competências; e veremos como a utilização deste modelo modificou não somente os processos de gestão de recursos humanos como também o papel das pessoas para o sucesso das empresas. Ficará claro que para que uma organização seja competitiva e alcance seus objetivos é fundamental que seu principal aditivo, as pessoas, estejam comprometidas com a empresa. Não somente para garantir o seu lugar no mercado de trabalho. Mas, por elas vislumbrarem que ao impulsionarem o crescimento da organização, elas estão igualmente crescendo e sendo reconhecidas como a melhor estratégia para o sucesso implementada por uma organização. E o primeiro passo para o comprometimento dos colaboradores é realizar a captação das pessoas certas para cada organização.

PALAVRAS-CHAVE: GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO, SELEÇÃO.

INTRODUÇÃO:

Competitividade organizacional não é mais apenas conquistada através de recursos tecnológicos, processos dinâmicos de trabalho, produtos e serviços de excelência e clientes fidelizados e satisfeitos. O ponto crucial da competitividade reside onde menos se esperava há algumas décadas atrás: Pessoas. Elas são o verdadeiro diferencial competitivo das empresas. São elas que lidam com a tecnologia, criam e aprimoram os processos de trabalho, produzem serviços e produtos.

São as pessoas que trazem para a empresa produtividade, qualidade e competitividade. Sem pessoas, não há competitividade, não há resultados, não sucesso, não há empresa. Por estes motivos, a importância de um processo de recrutamento e seleção bem elaborado é evidente. Uma força de trabalho bem selecionada contribui de maneira decisiva para o sucesso de uma organização. As empresas estão sendo cada vez mais cobradas em diversos aspectos seja por melhores resultados, por produtos com maior qualidade, inovação surpreendente, atendimento eficaz ao cliente, respeito aos prazos pactuados ou por melhores preços. A concorrência entre as organizações faz com que os empresários optem por inovação, qualidade, preço justo, crédito e recursos humanos capacitados e talentosos o suficiente para dar conta a essa nova equação do mercado.

        Em função das novas demandas das organizações sobre os indivíduos, como iniciativa, autonomia, criatividade e trabalho em equipe, vários autores têm considerado o recrutamento e a seleção como a função mais estratégica diretamente relacionada à administração de RH. É através de um processo de seleção que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo.

O grande desafio atual é a condução do processo de contratação que, na maioria das vezes, é falho. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, podendo gerar grandes perdas financeiras. Isso, sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes. Assim sendo, recrutar (identificar, captar, encontrar talentos) e selecionar (diferenciar os melhores dentre os identificados) são, definitivamente, atividades muito complexas e que deveriam estar incluídas entre as muitas atividades de cunho estratégico de toda e qualquer organização. E devem, portanto, serem tratadas com extremo profissionalismo, com a contratação de profissionais devidamente habilitados, tentar em primeiro lugar reter talentos já existentes dentro da organização, fazendo com que haja diminuição no custo.

        A ideia é propor às organizações o desenvolvimento profissional atrelado às competências básicas, tendo como finalidade a evolução profissional, acompanhamento contínuo de forma a conduzir os profissionais à ascensão, agregando esses valores, as competências essenciais da organização, seguindo como exemplo da empresa em estudo.

        A relevância do estudo está em colocar em pauta a importância de reter os talentos da organização, como forma de minimizar os custos relativos ao recrutamento e seleção, fazendo com que haja uma sondagem dos talentos internos antes de contratar os externos.      

        

HÁ VAGAS! MAS NÃO PARA TODOS!

        O mundo corporativo tem mudado constantemente e se tornado cada vez mais competitivo e complexo. Neste contexto, a escolha dos profissionais certos para as organizações pode ser um diferencial competitivo relevante para o sucesso delas. Há impactos não somente para o funcionamento da empresa, mas também em seu futuro.

        Segundo Chiavenato (2005) quando os processos de recrutamento e seleção são bem executados e as pessoas são adequadamente posicionadas elas agregam significativo potencial para as futuras incursões da empresa.

        E pensado em termos de papéis de liderança e sua integração com sua equipe, a descoberta e a atração de pessoas capazes, que se mantenham constantemente motivadas e competentes na execução de suas atividades impactada diretamente no desempenho do líder e na manutenção de uma organização genuinamente humana para buscar uma eficácia (CHIAVENATO, 2005).

        A princípio, a tarefa de identificar as pessoas que possuem o perfil almejado para o bom desempenho e motivação para realizar, a escolha das pessoas mais adequadas, que possuem as habilidades e competências que agregue algo relevante para a empresa, é um processo dinâmico e extremamente complexo (CHIAVENATO, 2005).

Recrutamento: Definição e Conceito.

        

        O Recrutamento de Pessoal trata-se de um conjunto de procedimentos técnico-administrativo desenvolvidos para atrair e engajar candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar vagas existentes – ou que irão existir – dentro de uma organização como exposto na definição a seguir.

O Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de RH oportunidades de emprego que pretende preencher (CHIAVENATO, 1997 apud PARO, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (544.7 Kb)   docx (310.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com