TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E AS TÉCNICAS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/3/2016  •  Artigo  •  7.872 Palavras (32 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE MAUÁ DE BRASÍLIA

GESTÃO DE PESSOAS E AS TÉCNICAS DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autor: Auricélia Silva Ferraz

Orientador: Mauro Trevisan

RESUMO

O objetivo deste artigo é conhecer o processo de seleção e recrutamento de pessoal. O impacto da tecnologia e as céleres mudanças econômicas são um dos maiores desafios das organizações, desta forma buscar profissionais qualificados está se tornando vital para as empresas prestadoras de serviços, pois a constante busca pela competitividade necessita que as empresas envolvam fatores importantes como recrutar e selecionar novas pessoas com conhecimento e capacidade elevada, aumentando o crescimento na empresa e seu capital intelectual. Recrutamento e Seleção são fatores de extrema importância para as empresas, podendo influenciar nos resultados das organizações tanto positiva, quanto negativamente, dependendo somente dos talentos que estão sendo recrutados e selecionados. Para obter o sucesso nas contratações, é necessário utilizar alguns métodos existentes em Recrutamento e Seleção citados por alguns autores. O presente artigo abrange informações sobre a prática de recrutamento e seleção na qual foi feito um estudo de caso, em que foram coletadas informações com a aplicação de um questionário em todos os colaboradores da organização, contendo perguntas relacionadas ao método de recrutamento e seleção utilizado na contratação de cada indivíduo. Assim, identificando fatores de relevância para certos cargos e funções. A pesquisa possibilitou uma análise da organização relacionada ao departamento de RH, levando-se a um diagnóstico preciso, identificando os possíveis fatores que necessitam de melhorias ou de algumas mudanças que poderão ser consideradas inovação para a empresa.

Palavras-chave: Processo. Melhorias. Recrutamento. Seleção de Pessoas.

ABSTRACT

The purpose of this article is to know the process of selection and recruitment. The impact of technology and the rapid economic changes are one of the biggest challenges facing organizations in this way seek qualified professional is becoming vital for service providers because of the constant quest for competitiveness requires companies involve important factors to recruit and select new people with knowledge and high capacity, increasing growth in the company and its intellectual capital.

Recruitment and selection are extremely important factors for companies and may influence the results of both organizations positively, or negatively, depending only on the talent being recruited and selected. For success in hiring, it must use some existing methods in Recruitment and Selection cited by some authors. This article includes information about the practice of recruitment and selection in which it was done a case study, in which information was collected with the application of a questionnaire to all employees of the organization, including questions related to the method of recruitment and selection used in engagement of each individual. Thus, identifying relevant factors for certain duties and functions. The research enabled an organization's analysis related to the HR department, leading to an accurate diagnosis, identifying the possible factors that need improvement or some changes that could be considered innovative for the company.

Keywords: Process. Improvements. Recruitment. Selection of Persons.

INTRODUÇÃO


        O presente trabalho tem por objetivo construir uma proposta de contratação e mostrar a importância do processo de recrutamento e seleção dentro de uma empresa.

        O desafio de mostrar esta importância é justificar porque a empresa precisa investir em seu departamento de recrutamento humano devido ser um trabalho bem feito e com chances mínimas de erros.

A empresa precisa realizar a contratação de um profissional de Recursos Humanos a fim de atender as necessidades da empresa e aumentar a competitividade no mercado de trabalho. Segue “a proposta de contratação e argumentação para que as empresas não tenham dúvidas de que este profissional irá qualificar o seu trabalho podendo ser uma empresa de referência no mercado.

Tendo em vista, a real importância que as pessoas são para a sobrevivência das organizações, faz-se necessário ter a pessoa certa, no lugar certo. Para tanto, o subsistema Agregar Pessoas do processo de gestão de pessoas, é o responsável por atender esta necessidade, onde o mesmo recruta e seleciona as pessoas, para satisfazer a necessidade da organização. O recrutamento ocorre quando a empresa busca profissional dentro ou fora da organização, podendo este processo ser do tipo interno, externo ou misto.

“O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar numa organização” (Sousa et all.2006:54).

METODOLOGIA

A metodologia tem como finalidade do estudo da melhor maneira de abordar determinados problemas no estado atual de nossos conhecimentos. A metodologia segundo Skinner (2001. p. 335), é “avaliar, analisar e estudar os vários métodos disponíveis, identificando, explicando e justificando as limitações ou não, principalmente em nível das implicações e possíveis resultados de suas utilizações.” A metodologia utilizada para execução deste trabalho foi exploratória. A pesquisa é exploratória devido ao estudo do levantamento bibliográfico, visitas a web sites e outras fontes de dados, visando o aprofundamento sobre o tema abordado. Para construir o referencial teórico desta monografia, foram utilizados livros sobre Administração Geral, Administração de Recursos Humanos na pesquisa bibliográfica.

GESTÃO DE PESSOAS

Coradini e Murini (2009) afirmam que uma organização existe para atender às necessidades dos clientes, contando obter um retorno financeiro justo pelos produtos ou serviços prestados. Para cumprir sua finalidade maior, ela necessita de associação do trabalho de gestores, técnicos e de mais pessoas que constituem a sua força de trabalho.

Cada organização tem uma forma ideal de gestão de pessoas, de acordo com seu estágio de vida e sua natureza, e de acordo também com o meio ambiente, a cadeia de agregação de valores e a tecnologia dominante em seu contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)   pdf (302.4 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com