TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE ÉTICA

Seminário: CONCEITOS DE ÉTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Seminário  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITOS DE ÉTICA

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente impregnados na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais.

Em todas as atividades humanas, sejam aquelas de caráter econômico ou não, exige a contratação de pessoas que exercerão a posição de comando para que os objetivos desejados sejam atingidos com eficácia. O nome que se dá a essas pessoas são os mais diversos, tais como: chefe, coordenador, líder, gestor, diretor, administrador, etc.

Dentre todos, elegemos como uma importância especial, o administrador, aquele que tem a competência formal adquirida no ensino superior. Com toda a sua bagagem de conhecimentos, ele é preparado para ter uma visão de conjunto no meio em que atua ou irá atuar, tanto dos recursos materiais como humanos.

É preciso reconhecer que as atitudes de cada indivíduo sejam responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais, será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.

Vivemos um momento histórico diferente em que qualquer decisão arbitrária pode ser contestada evocando as suas consequências para o todo. Na medida em que as resoluções de caráter ambiental são questionadas acerca de sua viabilidade em relação ao seu impacto sobre o meio ambiente, as demais decisões podem e devem ser discutidas considerando os seus efeitos econômicos e sociais, dentro desse mesmo contexto.

Não se trata aqui de pregar revoluções ou alimentar idéias subversivas, mas constatar que o homem, dentro de qualquer regime político, seja socialista ou capitalista, possui as mesmas necessidades. As carências físicas ou psicológicas do ser humano jamais prescindirão da existência de organizações econômicas. O homem que labora no setor público é o mesmo que trabalha no setor privado.

A intenção desse artigo não é plantar uma semente, pois esta já foi plantada quando Cristo nos ensinou que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, mas apenas uma lembrança de que isto foi dito há mais de dois mil anos e ELE ainda espera de nós atitudes compatíveis daquele que se diz Cristão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com