TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE

Por:   •  22/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

                                   [pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

DEPARTAMENTO DE HUMANIDADES E EDUCAÇÃO – DHE

Componente Curricular: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA PSICANÁLISE 

Ano/Semestre da oferta: 2018/2º

Professora: Ma. Carolina Baldissera Gross      Data: 03/09/2018

Acadêmico (a): Fernanda Carvalho, Michele de Souza   Nota: _________

ESTUDO DIRIGIDO

  1. O que é, e qual a finalidade do recalcamento?

O recalcamento é uma barra de defesa que tem por finalidade evitar o desprazer agindo como um modo de impedir que pulsões inconsciente cheguem ao nosso consciente, sendo assim livres da censura. Freud define o recalcamento como o processo cuja essência consiste no fato de afastar determinada representação do consciente, mantendo-a à distância.

  1. Como podemos chegar ao conhecimento do inconsciente? Quais argumentos Freud utiliza para sustentar a existência do inconsciente?

Sobre o Inconsciente, só o conhecemos como algo consciente, depois que ele sofreu transformação ou tradução para algo consciente Freud constrói como argumentos de sustentação da existência do Inconsciente as lacunas das manifestações conscientes como, o sonho, o lapso, o ato falho, o chiste e os sintomas. A fim de que isso aconteça, a pessoa sob análise deve superar certas resistências, através da associação livre.

  1. Apresente a organização do aparelho psíquico e as relações existentes entre as instâncias psíquicas, segundo Freud. (imagem)

[pic 2] 

  1. Em qual instância se origina a afetividade e a motilidades. A instâncias de origem é a mesma que controla estes aspectos?

 É possível o desenvolvimento do afeto originar-se diretamente do sistema Inconsciente nesse caso, o afeto sempre tem a natureza de angústia, pela qual são trocados todos os afetos recalcados.

O sistema Consciente normalmente controla não só a afetividade como também o acesso à motilidade, e realça a importância da repressão, mostrando que ela resulta não apenas em reter coisas provenientes da consciência, mas igualmente em cercear o desenvolvimento do afeto e o desencadeamento da atividade muscular.

  1. Quais os recalcamentos apresentados por Freud, e quais suas relações com as instâncias psíquicas?

Os recalcamentos apresentados por Freud são o recalcamento originário, recalcamento secundário e o retorno do recalcado.

Esses recalcamentos não somente mantêm sua indestrutibilidade como também lutam permanentemente pelo acesso ao sistema pré-consciente-consciente, obrigando este último a um dispêndio constante de energia para fazer face à ameaça que tais conteúdos representam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com