TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NO ATENDIMENTO AO DEPENDENTE QUÍMICO

Por:   •  1/9/2017  •  Monografia  •  9.080 Palavras (37 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 37

FACULDADE PITÁGORAS

SILVÂNIA CARLA TELES DE OLIVEIRA

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NO ATENDIMENTO AO DEPENDENTE QUÍMICO

Belo Horizonte

2013

SILVÂNIA CARLA TELES DE OLIVEIRA

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA NO ATENDIMENTO AO DEPENDENTE QUÍMICO

Monografia apresentada como requisito de conclusão do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (MG) para obtenção do título de Psicólogo.

Orientadora – Maria Luiza Rocha de Andrade

Belo Horizonte

2013

AGRADECIMENTOS

A Deus, agradeço o dom da vida e por me conceder a oportunidade de trilhar o caminho do conhecimento em busca de ferramentas para a sublime missão de ajudar o ser humano no seu crescimento e na busca de sua realização. A Ele minha maior gratidão.

A minha família, gratidão eterna pelo carinho e incentivo e por me mostrar que muitas vezes renúncias são necessárias para chegarmos a lugares mais altos.

À minha orientadora professora Maria Luiza Rocha de Andrade pela compreensão, dedicação e auxilio o que muito contribuiu para o desenvolvimento deste trabalho, meu muito obrigada.

A professora Vivian Marchezini por suas contribuições e orientações sempre oportunas e necessárias à execução desta pesquisa, meu agradecimento.

Aos amigos pela paciência, companheirismo e apoio durante a realização deste projeto.

A todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que este trabalho fosse possível.

RESUMO

Com o intuito de abordar o tema dependência química pelo viés da Abordagem Centrada na Pessoa, (ACP) este trabalho buscou na literatura os pressupostos teóricos de Carl Ranson Rogers, para apresentar as contribuições da ACP no atendimento ao dependente químico. Com a pesquisa foi possível identificar que as contribuições da ACP estão na relação terapeuta-cliente, onde o profissional munido das atitudes facilitadoras que são a Consideração positiva incondicional, compreensão Empátia e Congruência, proporciona ao dependente químico um ambiente favorável ao seu crescimento.  Além disso, aborda também os aspectos sociais e psicológicos que possibilitam o uso, abuso e dependência química que são: estar inserido em um ambiente que lhe proporciona acesso fácil a drogas e a convivência com pessoas que usam ou valorizam o uso de substâncias psicotrópicas. Obviamente o contexto social não é o único responsável por levar um indivíduo à dependência química, a pesquisa mostra também que o homem como um ser ativo é responsável por suas escolhas a despeito das suas motivações. Por fim, este trabalho apresenta as limitações presentes em um processo psicoterápico, sendo a ausência de demanda própria, o mais comum. No entanto há fatores como o envolvimento da família no tratamento, a disponibilidade do profissional em ouvir e não criticar, bem como o respeito pela individualidade e história de vida de cada pessoa, que maximizam a adesão do dependente ao tratamento, e reduzem as chances de desistência.

Palavras chaves:  Drogas. Uso, abuso e dependência. Abordagem Centrada na Pessoa

ABSTRACT

In order to address the issue of chemical dependency by bias Person Centred Approach (PCA) sought in this work the theoretical literature Carl Ranson Rogers, to present the contributions of the ACP in care addict. Through research, we found that the contributions of the approach are in the therapist-client relationship, where staff provided the facilitative attitudes that are positive unconditional acceptance, empathy and congruence, gives the addict a favorable environment for their growth. Furthermore, also addresses the social and psychological aspects that enable the use, abuse and addiction that are to be inserted in an environment that provides easy access to drugs and living with people who use and value the use of psychotropic substances. Obviously the social context is not solely responsible for taking an individual chemical dependency, research also shows that man as an active being is responsible for his choices regardless of their motivations. Finally, this paper presents the limitations present in a psychotherapeutic process and the lack of demand itself, the most common. However there are factors such as family involvement in treatment, the availability of professional listening and not criticize and respect for individuality and life history of each person, that maximize adherence to treatment dependent, and reduce the chances of withdrawal.

Key words: Drugs. Use, abuse and dependence. Person-Centered Approach


SUMÁRIO

1 - Introdução............................................................................................................06

2 - Desenvolvimento..................................................................................................14

2.1 – Metodologia................................................................................................14

2.2 – Fundamentação Teórica.............................................................................15

2.3 – Principais conceitos da Abordagem Centrada no Cliente...........................17

3 - Fatores que podem levar à dependência química................................................20

3.1.- Aspectos psicológicos..................................................................................21

3.2 - Aspectos sociais..........................................................................................22

4 - Possibilidades e limites da ACP no atendimento a pessoa dependente de substâncias psicotrópicas...........................................................................................26

4.1 - Ausência de demanda própria.....................................................................27

4.2 - Tratamento através de internações.............................................................28

5 - Considerações Finais ...........................................................................................30   6 - Referências...........................................................................................................31


1 INTRODUÇÃO

Um dos grandes fenômenos enfrentados pela sociedade brasileira do século XXI é o uso, abuso e a dependência de substâncias psicoativas, tanto as lícitas (álcool e tabaco), quanto as ilícitas, sendo as mais conhecidas os solventes ou inalantes, tais como maconha, crack, cocaína, anfetaminas, ecstasy, heroína, LSD, opiáceos, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com