TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLAR A DEPRESSAO POS PARTO

Resenha: CONTROLAR A DEPRESSAO POS PARTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLAR A DEPRESSAO POS PARTO

ESTUDO DO CONHECIMENTO JÁ EXISTENTE

A Depressão pós-parto (DPP) é uma patologia do humor que acomete a saúde da mãe, como o desenvolvimento do seu filho e tem uma ação negativa ao nível social e familiar. Quatro semanas após o parto, as manifestações desta situação clinica costumam aparecer, chegando a valores mais altos nos primeiros seis meses, afetando cerca de uma em cada sete mulheres. Sendo assim, importa saber que intervenções são mais eficazes para a sua prevenção, ou seja, observações para impedir tal patologia.

Questionamento: que intervenções, métodos no período pré-natal são mais eficazes para a prevenção da Depressão pós-parto?

Método: Síntese de resultados obtidos a partir de estudos identificados por recurso, à metodologia baseada no princípio de revisão sistemática para seleção e localização de estudos qualitativos.

Fontes de Dados: Estudos publicados e indexados a bases de dados de pesquisa eletrônica; artigos publicados em revistas portuguesas de investigação em enfermagem.

Resultados e resumo dos dados: Foram identificados 08 estudos, onde os resultados foram colocados em 04 formas:

1. Intervenções psicoterapêuticas,

2. Intervenções psicossociais,

3. Intervenções para a reorganização dos serviços,

4. Outras intervenções.

Estes resultados demonstraram não haver acordo no que se refere às intervenções mais eficazes para controle desta desordem do humor.

Conclusão: Mesmo que tenham sido encontradas intervenções especificas para a prevenção da DPP que demonstrem resultados positivos, ainda deve se ter alguma reserva na sua recomendação. Os riscos resultantes da DPP são grandemente conhecidos, mas impõe-se a realização de maior pesquisa relativa às intervenções que poderão reduzir esta patologia com sucesso.

INTRODUÇÃO

O nascimento de um filho representa um momento de crise, propicio ao aparecimento de problemas emocionais nos pais, como são as depressões pós-parto, o blue pós-parto e as psicoses puerperais (Robertson et al, 2004).

A depressão pós-parto (DPP) é uma patologia que pode afetar a qualidade de vida das mães e que pode ameaçar o desenvolvimento emocional, social, comportamental e psicológico do recém-nascido e de toda a unidade sócio familiar (Lintner e Gray, 2006).

Fatores biológicos, obstétricos, psicológicos ou sociais estão associados ao nascimento do bebe e a DPP, e há um conjunto de sintomas que incluem: Irritabilidade, choro frequente, sentimentos de desamparo e desesperança, falta de energia, motivação, deterioração da relação conjugal, transtornos alimentares, do sono, sensação de ser incapaz de lidar com novas situações, queixas psicossomáticas, ideias suicidas, bem como dificuldade no estabelecimento de laços parentais.

Esta patologia atinge cerca de 10 a15% das mulheres, o que significa que em cada sete mulheres tem probabilidade de vir a sofrer de DPP. Mesmo que se sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com