TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA DEPRESSÃO PÓS-PARTO E SEUS REFLEXOS NAS RELAÇÕES FAMILARES

Por:   •  25/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.793 Palavras (12 Páginas)  •  2.356 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Estácio de Sá Goiás

Déborah L. R. de Miranda

Lusinete Feitosa

Maria Aparecida Rodrigues Vaz

Sandra Bispo dos Santos

PROJETO DE PESQUISA

DEPRESSÃO PÓS-PARTO E SEUS REFLEXOS

NAS RELAÇÕES FAMILARES

Goiânia

Novembro de 2016

Faculdade Estácio de Sá Goiás

Déborah L. R. de Miranda

Lusinete Feitosa

Maria Aparecida Rodrigues Vaz

Sandra Bispo dos Santos

PROJETO DE PESQUISA

DEPRESSÃO PÓS-PARTO E SEUS REFLEXOS

NAS RELAÇÕES FAMILARES

Projeto de pesquisa, apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Estácio de Sá Goiás, como requisitos para obtenção de nota parcial em avaliação de AV2 na matéria Metodologia em Pesquisa. Professora: Otília.

Goiânia

Novembro de 2016

 1. INTRODUÇÃO

O tema depressão devido à alta ocorrência na atualidade é um tema que desperta grande interesse, sendo tal “analise” por este tema cada vez mais difundido, isso não somente por parte de escritos de cunho científicos, acadêmicos, mas também em leigos, como a doença da atualidade, chamada até a do Século como alguns propagam.

 Inicialmente, o termo depressão, foi usado somente para designar sintomas ou dar características a estados mentais, sendo conhecido com o nome de Melancolia, termo que foi utilizado por muitos anos. Após o século XVII esse conceito alterou-se e mais tarde, já no século XIX, na sexta edição do tratado de Kraepelin o termo depressão foi levemente introduzido como um título de uma doença, chamado na ocasião como, psicose maníaco-depressiva. No século XX, alguns termos foram amplamente debatidos, como se era de natureza endógena ou exógena e também os termos unipolar e bipolar foram bem discutidos. Uma das mais marcantes das mudanças foi a de considerar a depressão como doença ou transtorno afetivo ou de humor.

A depressão é um transtorno frequente, sendo estimado que aproximadamente 9% das mulheres e aproximadamente 5% dos homens ao longo de suas vidas apresentem transtornos de natureza depressiva. Em homens a depressão é geralmente encoberta pelo uso de drogas ou álcool, ou até mesmo por hábitos totalmente aceitos pela sociedade e visto como inofensivo como o hábito se debruçar horas e horas no trabalho. Esse diagnóstico em homens pode ser mais difícil, pois se manifesta mais comumente como irritação, raiva e desencorajamento, sendo um dos motivos que faz a busca por ajuda entre os homens ser de menor incidência. As mulheres experimentam a depressão com maior frequência, por vários motivos, como, questões hormonais, gravidez, aborto, menopausa e período pós-parto.

A mulher sempre foi cobrada por ter a imagem de ternura, compreensão e acolhimento, assim esta imagem passou a um romancismo sobre como tem que ser a mulher e sobre ser mãe, aquela forte e estavel a disposição do recem nascido, quando acometida pelo quadro de depressão pós - parto esta mulher sairia do padram estabelecido pela sociedade por este romantismo e se senti mais cobrada uma vez que além de lidar com todo o contexto de um parto e de suas mudanças hormonais ainda tem que lidar com este sério problema emocional que é  a depressão pós-parto.

        A depressão em aspectos gerais, no caso das mulheres é a quinta doença que mais gera gastos na saúde das mulheres. A depressão pós-parto (DPP) é caraterizada por um transtorno de humor que se inicia nas primeiras quatro semanas após o parto alcançando seu ápice aos seis meses, podendo ser leve, ou alcançando patamares de uma neurose ou desordem psíquica.

        Segundo pesquisas a porcentagemde mulhers com DPP varia entre 18 a 39,4%, dependendo dos diagnósticos. Fatores predominantes que podem causar DPP, são a não aceitação da gravidez, baixa condição socioeconômica, maior número de gestações, de partos e de filhos vivos, menor tempo de relacionamento com o companheiro, violência doméstica, falta de apoio do companheiro, quantidade de afazeres, experiência conflituosa de maternidade.

        Os sintomas mais comuns são, desânimo persistente, sentimentos de culpa, alterações de sono, ideias suícidas, temor de machucar o filho, redução do apetite libido, e presença de ideias obcessivas. O pós-parto é um período de alterações biológicas, psicológicas e sociais, essa é considerada uma época vulnerável para a ocorrência de transtornos. Dentre todas as fases da mulher, esse, é o período de maior vulnerabilidade, para o surgimento de depressão. A depressão em aspectos gerais, no caso das mulheres é a quinta doença que mais gera gastos.

   Esses transtornos que caracterizam o período pós-parto incluem melancolia da maternidade e as psicoses puerperais, assuntos que serão explorados no desenvolvimento do texto desse trabalho. Um dos estágios é o transtorno de humor, que atinge cerca de 60% das mães entre o terceiro e o quinto dia após o parto o que vai agravar seriamente esta mulher de poder exercer a maternidade conforme vários estudos para tal questão.  

  Neste material acadêmico vamos seguir o objetivo de estudar para identificar e avaliar as causas da depressão pós-parto, como finalidade de conhecer caminhos que aumentem a qualidade de vida da mãe e do bebê durante esse período, e como ocorrendo tal fator emocional da depressão pós – parto como se dará esta interação mãe - mulher em suas relações familiares sociais.

2.  OBJETIVO

O objetivo de estudar a depressão pós – parto é o de conhecer mais sobre como a depressão pós - parto atinge as interações entre a mãe e suas relações principalmente com o recém-nascido, vamos investigar como a relação é estabelecida e os conflitos decorrentes do fator do adoecimento para as relações.

Analisar os reflexos da relação da mãe com o seu contexto familiar e social, pós-fator depressão pós – parto e nossa função objetiva geral, vamos nos ater a analisar como era anteriormente esta inter-relação e como sofreu mudanças após o seu acometimento.

Nos objetivos específicos vamos explorar o contexto do adoecimento, a fim de tomar devido conhecimento dos principais fatores, que norteou as relações desta mulher, vamos buscar ainda identificar, levantar e ter uma maior descoberta deste tão grave contexto e verificar por meio de pesquisa como é o modelo destas relações pós-depressão e se existi um pós-depressão por parto com estabelecimento de cura e seus tratamentos.

3. JUSTIFICATIVA

O presente estudo tem como objetivo compreender o processo das relações e seu reflexo pós diagnostico da depressão pós - parto vivenciando por uma parcela significativa de mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (181.1 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com