TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.230 Palavras (21 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO

MANAUS – AM

2017

1 - IDENTIFICAÇÃO

Nome:  

Matrícula:

Turma: A                                Período:

Turno: Matutino

Telefone:                         E-mail: 

2 - IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL

Nome: 

Endereço: 

Cep: 

Telefone:

Período de realização:

Turno:

Carga horária total:  

Carga horária local:

Carga horária de supervisão acadêmica:  

3 - DADOS DA SUPERVISORA ACADÊMICA

Nome supervisor acadêmico:

CRP do supervisor acadêmica:

Telefone:

4 - DADOS DA SUPERVISORA DE ESTÁGIO

Nome da supervisora local:

CRP da supervisora local:

Telefone:

5 - INTRODUÇÃO

        O estagio profissionalizante vem como forma educativa, perante as supervisões que foram realizadas tanto no local estagiado, quanto a supervisão acadêmica, que visaram melhor preparação do estudante, para um trabalho produtivo e educacional, que faz parte do projeto pedagógico que se faz presente no curso que integra o itinerário formativo estudantil para o oferecimento de conhecimentos práticos e contato com o que é passado em forma de teorias em sala de aula.

        Este relatório teve como objetivo o desenvolvimento da pratica clínica, que visou atender o outro em sua singularidade, com a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na graduação, realizando triagens. anamneses, e atendimentos psicológicos de acordo com as demanda que foram trazidas pelos pacientes, fazendo aplicações e avaliações dos testes psicológicos, psicodiagnóstico e elaborar estudos de casos.

Por fim este relatório traz uma descrição do espaço institucional onde o estagio foi realizado, que se situou na Clinica de Psicologia  que tem por fim o oferecimento de atendimento clinico para a população em geral, realizado pelos estagiários estudante da própria instituição, para aprimoramento profissional. Trazendo ainda a descrição das atividades que foram realizadas na clinica, embasadas teoricamente para melhor compreensão, e um cronograma com as atividades e tempo de duração.

6 – CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

         A Clinica de Psicologia  é o setor responsável pela prestação de serviços psicológicos e pela realização e controle dos estágios profissionalizantes do curso, requisito obrigatório para a obtenção do grau de psicólogo.

 Visando o oferecimento de um espaço de realização de estagio profissionalizante por meio do oferecimento da prestação de serviços junto à comunidade amazonense, proporcionando contanto permanentemente com a práxis psicológica, em todas suas áreas de atuação.

        É também, portanto, um espaço de treinamento profissional, possibilitando a consolidação dos conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos pelo acadêmico, promovendo um exercício crítico e reflexivo sobre a profissão, visando a identificação de trabalho e identidade profissional.

        A sede da clínica psicológica, fica situada na AV. Constantino Nery, Nº 3378 Bairro Chapada, CEP:69050-001. A clínica iniciou suas atividades no dia 26 de abril de 2011, o horário de funcionamento é das 08:30 ás 18:00 horas, sendo que a última consulta deverá ser marcada as 17:00hs.

7 - ATIVIDADES A REALIZAR

  • Triagem
  • Anamnese
  • Psicodiagnóstico
  • Atendimento Psicoterapêutico
  • Aplicação de testes
  • Supervisão
  • Estudo de caso

Triagem

Segundo Macedo et al. (2010) a triagem consiste em uma ou mais entrevistas clinicas, que tem por objetivo a identificação dos motivos que levaram o paciente a procurar o serviço, avaliando de maneira geral sua situação emocional, cognitiva, familiar e social, para a indicação terapêutica, podendo ser vista também a necessidade de outros encaminhamentos externos.

Se o paciente não se sentir mobilizado pelo primeiro atendimento, talvez não prossiga na sua busca por ajuda e, nesse sentido, a triagem promove uma conscientização maior do paciente bem como da família em relação às suas dificuldades (PERFEITO; MELO, 2004).

A triagem pode ser mais que uma coleta de dado em que ira ser organizado um raciocínio clinico sobre o paciente, e se tornar uma forma de intervenção breve já que o paciente tem a oportunidade de se engajar em seu atendimento tornando-o responsável por seus problemas e um simples acolhimento, que dá-se pela disposição afetiva, atitude de escuta e aceitação do sofrimento já é bastante significativo nesse processo, dando possiblidade de modificar as condições desejadas (PERFEITO; MELO, 2004).

Segundo Perfeito e Melo (2004), para o psicólogo, a triagem é um processo em que ira acontecer um conhecimento que vai além dos sintomas, queixas e designações nosologicas, e sim o conhecimento mais amplo e profundo do sujeito, podendo ser continuo quando o triador é a mesma pessoa que ira atender o paciente.

Foram realizadas 14 triagens, em que alguns casos foram demandas espontâneas, e outros foram encaminhamentos de Caps, CEMETRO ou Conselho tutelar. Esses procedimentos eram realizados, porem nem todos os pacientes entrevistado permaneciam em atendimento com a pessoa que fez a triagem, eles eram distribuídos de acordo com suas disponibilidades

Anamnese        

Anamnese significa a rememorização do que já foi ocorrido, seguindo um roteiro estabelecido, porem que não interfira na espontaneidade da entrevista (CHENIAUX, 2011). É uma entrevista realizada por um psicólogo ou outro profissional que tenha por intenção um futuro psicodiagnóstico, seguindo seu roteiro, deve-se aproveitar ao máximo a coleta das informações fornecidas pelo paciente, para a produção de um melhor tratamento e atendimento (CRISTINE, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com