TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer De Mama

Exames: Cancer De Mama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

 Sexo: feminino (a cada 100 mulheres 1 homem)A %CENTAGEM É MAIOR COM A MULHER.

 Idade: 50 anos ou mais (o risco aumenta com a idade)MAS NÃO IMPEDE QUE A MULHER DESENVOLVA A DOENÇA C/ MENOS IDADE.

 História pessoal de câncer de mama:

 Historia familiar de câncer de mama (mãe, irmã ou filha) Ter mãe, irmã ou filha com câncer de mama aumenta o risco em 80%. Há um teste que mostra se há mutações genéticas. Porém, o serviço só é feito na rede particular de saúde e custa em torno de R$ 600. Se for detectada a mutação, as cirurgias preventivas conseguem reduzir bastante esse risco.

 Mudanças no tecido mamário, como hiperplasia ductal atípica, formação de cicatriz radial e carcinoma lobular in situ (LCIS)

 Alterações genéticas (BRCA1, BRCA2 e outros) BRCA1 e BRCA2 são os genes humanos que pertencem a uma classe de genes conhecidos como supressores de tumor. Em condições normais esses genes ajudam garantir a estabilidade do material genético da célula (DNA) e ajudar a impedir o crescimento celular descontrolado. Mutação destes genes tem sido associada ao desenvolvimento de câncer de mama hereditário e câncer de ovário.

 Raça: sabe-se que ... atingiu um percentual de 72,73% para raça branca, 24,24% para a raça negra.

 Tabagismo: Tabagismo aumenta o risco de câncer de mama, especialmente quando as mulheres começam a fumar mais cedo na vida.

 Maior exposição ao estrogênio durante a vida: Muitas optam por não ter filhos ou engravidam tardiamente. Todos esses fatores somados levam a uma maior exposição ao estrógeno, vilão número um quando o assunto é câncer de mama.

 Início da menstruação precoce (menarca precoce): Quanto mais anos a mulher ficar exposta à variação hormonal característica dos episódios da menstruação, maior será o risco de desenvolver câncer de mama.

 Início da menopausa tardio (menopausa tardia). Menopausa tardia pode contribuir para o risco do cancro da mama devido aos níveis de estrogênio. Estrogênio é um hormônio presente em ambos os sexos, mas em níveis mais elevados em mulheres.

 Ter filhos muito tarde ou não ter filhos: Mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 30 anos, e ainda as que não amamentaram;

 Terapia de reposição hormonal por longos períodos: De acordo com o estado atual dos conhecimentos, os hormônios, empregados para fins de reposição hormonal, não aumentam o risco de câncer de mama, exceto quanto utilizados por longos períodos (mais de 15 anos). Os estrogênios não induzem o aparecimento do câncer de mama, porém, podem favorecer o seu crescimento.

 Aumento da consistência da mama (mais tecido lobular e ductal e menos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com