TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1 - 3 Questões

Trabalho Universitário: Capítulo 1 - 3 Questões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1 – 3 Questões

2- R: Zeitgeist, é o espírito ou clima intelectual de uma época. A aceitação e aplicação de uma descoberta podem ser limitadas pelo padrão dominante de pensamento de uma cultura, de uma região ou de uma época, mas uma ideia demasiado nova para ser aceita num período pode sê-lo prontamente uma geração ou um século depois. A mudança lenta parece ser a regra do progresso científico. É fácil compreender essa situação a partir de uma analogia com a evolução de uma espécie viva. Tanto uma ciência como uma espécie viva muda ou evoluem em resposta às condições e exigências do ambiente. Por mais branda ou extrema que seja a alteração, o importante é que as espécies vivas podem adaptar-se às exigências ambientais. Quanto mais o ambiente muda, mais a espécie deve transformar. Consideremos o paralelo com a evolução de uma ciência. Esta última também existe no contexto de um ambiente ao qual deve reagir. O ambiente de uma ciência, seu Zeitgeist, não é tanto físico quanto intelectual. Mas, tal como o ambiente físico, o Zeitgeist está sujeito a mudanças. O clima intelectual que caracteriza uma geração ou século pode ser totalmente diferente na seguinte.

3- R: Por volta de 1900, diversas posições sistemáticas e escolas de pensamento conviveram, com algumas divergências.

As diferentes escolas de pensamento desenvolveram-se durante o curso da história da psicologia, tendo sido cada uma um protesto eficaz contra a anterior. Cada nova escola usava seu antigo oponente como alvo das investigações para ganhar destaque. À medida que o novo sistema se desenvolvia e atraia novos adeptos e novas influências, fermentava a posição e todo processo combativo era renovado.

Oque fora uma revolução pioneira e agressiva tornar-se a custa do próprio sucesso. A derrota da oposição acaba destruindo a paixão e o ardor daquilo que um dia fora um novo movimento.

Capítulo 2 – 5 Questões

1 – R: O Mecanicismo foi uma doutrina onde todos os processos naturais eram determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física e da química. A força humana utilizada nas tarefas diárias das pessoas estava sendo complementada com máquinas, com isso a sociedade ficou menos dependente dessa força.

2- Os relógios foram considerados modelos, pela sua regularidade e pressivebilidade e exatidão.

3- POSITIVISMO: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis

MATERIALISMO: doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria.

EMPIRISMO: doutrina relacionada com o desenvolvimento da mente, ou seja, com a forma como ela irá adquirir o conhecimento.

4- não achei.

5- Para Hartley, a lei fundamental da associação é a contiguidade, que usou como base para explicar os processos da memorização, do raciocínio, da emoção e da ação voluntaria e involuntária. Ideias ou sensações que ocorrem juntas, simultânea ou sucessivamente, tornam-se associadas, de modo que a ocorrência de uma resulta na ocorrência da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com