TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização do local visitado

Projeto de pesquisa: Caracterização do local visitado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 5

CEREST

Mayara Nadla Santana Barros

1. Caracterização do local visitado

1.1. Histórico da criação

O CEREST é um serviço regional especializado no campo da Saúde do Trabalhador, assume a função de retaguarda técnica nas ações de assistência, promoção, prevenção, pesquisa, capacitação e vigilância em Saúde do Trabalhador, pois foi criado para atender aos trabalhadores vítimas de doenças ocasionadas pelo trabalho, além de atuar na área de prevenção das doenças. A implantação do centro é de extrema importância, uma vez que, a partir de agora, os trabalhadores contam com um espaço que oferece não só ajuda na solução de casos de acidentes ou doenças ocasionadas pelo trabalho, mas que também atua na área preventiva. A configuração da Saúde do Trabalhador se dá diretamente no âmbito do direito à saúde, previsto como competência do SUS (Lei 8080).

Para o fortalecimento e institucionalização da Saúde do Trabalhador no SUS, o Ministério da Saúde cria, por meio da Portaria nº 1679/2002, mais tarde substituída pela Portaria nº 2437/2005, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - RENAST.

A RENAST reúne as condições para o estabelecimento de uma política de estado e os meios para sua execução, pois se apresenta como uma política permanente de financiamento de ações de Saúde do Trabalhador, alocando recursos novos, fundo a fundo para os estados e municípios.

Os principais objetivos da RENAST são integrar a rede de serviços do SUS, voltados à assistência e à vigilância e a criação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST (200 em todo território nacional).

1.2. Estrutura Física

1 Copa;

4 banheiros;

1 sala de coordenação;

1 sala de acolhimento;

2 consultórios;

1 sala de vigilância epidemiológica;

1 sala para técnicos do CEREST;

2 Sala de vigilância ambiental;

1 biblioteca;

1 auditório;

1 sala de reunião;

1 almoxarifado;

Fica localizado na Rua Dr. Monte, 865, Bairro Centro, Sobral-CE. Ele já existe há três anos (desde 2004) está em reforma no momento, mas se encontra em boa qualidade.

O CEREST abrange 47 municípios sendo eles: Acaraú (CE)Alcântaras (CE)Ararendá (CE)Barroquinha (CE)Bela Cruz (CE)Camocim (CE)Cariré (CE)Catunda (CE)Chaval (CE)Coreaú (CE)Crateús (CE)Cruz (CE)Forquilha (CE)Frecheirinha (CE)Granja (CE)Graça (CE)Groaíras (CE)Hidrolândia (CE)Independência (CE)Ipaporanga (CE)Ipu (CE)Ipueiras (CE)Irauçuba (CE)Itarema (CE)Jijoca de Jericoacoara (CE)Marco (CE)Martinópole (CE)Massapê (CE)Meruoca (CE)Monsenhor Tabosa (CE)Moraújo (CE)Morrinhos (CE)Mucambo (CE)Nova Russas (CE)Novo Oriente (CE)Pacujá (CE)Pires Ferreira (CE)Poranga (CE)Quiterianópolis (CE)Reriutaba (CE)Santa Quitéria (CE)Santana do Acaraú (CE)Senador Sá (CE)Sobral (CE)Tamboril (CE)Uruoca (CE)Varjota (CE).

De forma que a divisão é:

24 municípios- Sobral

11 municípios- Crateús

07 municípios- Acaraú

05 munícipios- Camocim

1.3. Composição da equipe

A composição mínima da equipe técnica é de 6 (seis) profissionais de nível superior, sendo:

02 médicos/20 horas semanais;

01 enfermeiro/40 horas semanais;

03 profissionais de nível superior de outras categorias (engenheiro, tecnólogo, médico veterinário, farmacêutico, fisioterapeuta, odontólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, entre outros).

E mais 04 (quatro) profissionais de nível médio, sendo: 02 auxiliares de enfermagem;

02 profissionais de nível médio (técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho, entre outros).

1.4. Acolhimento/Triagem

Os trabalhadores que podem ser assistidos pelo o CEREST são empregados e desempregados, formais e informais, públicos e privados, empregadas domesticas e que exerçam sua função no campo ou na cidade. O CEREST não pode funcionar como SESMT, não deve realizar exames admissionais periódicos; não deve realizar homologação de deficiente físico; não realiza pedido de renovação de benefício previdenciário.

O CEREST é um serviço especializado regional no campo da saúde do trabalhador assume a função de retaguarda técnica especializada nas ações de assistência, promoção, prevenção, pesquisa, capacitação e vigilância em Saúde do trabalhador.

O CEREST desempenha as seguintes funções de suporte técnica na coordenação de projetos na educação permanente, promoção, vigilância, assistência e pesquisa, o CEREST dá apoio matricial para o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador e atua como centro articulador e organizador das ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com