TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casais Empreendedores

Por:   •  19/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 12

1. RESUMO

A presente pesquisa será fundamentada nos temas casais, trabalho e afetividade, pretendendo abordar aspectos históricos e sociais da evolução do trabalho e da entrada da mulher neste meio até os dias de hoje, tais quais as mudanças ocorridas a partir disso. Nesta pesquisa, serão abordados casais que possuem empreendimento próprio e passam grande parte do tempo juntos, tanto em casa como no trabalho. Assim, serão investigados os aspectos da relação desse tipo de casal e como conciliam vida afetiva e profissional. Para isto, será utilizado um questionário com finalidade de obter informações sobre como é a relação conjugal, tanto afetiva como profissional. Os possíveis resultados contribuirão com muitas dúvidas que surgem nesta área, visto o número de produções no senso comum.

2. INTRODUÇÃO

No contexto de aceleradas transformações culturais em que valores tradicionais e modernos coexistem, a instituição familiar tem sido palco de modificações concomitantes às amplas mudanças decorrentes do processo de modernização e com isso, novas formas de trabalho foram criadas. Partindo dessa explanação, este projeto levanta o seguinte problema: como casais que trabalham juntos conciliam vida afetiva e profissional?

O presente projeto busca investigar aspectos relacionais entre casais que adaptaram o trabalho com a conjugalidade e como é o funcionamento desta nova dinâmica familiar, tal qual seus aspectos positivos e negativos. Assim, quais as percepções de casais sobre o dia a dia compartilhado tanto em casa, como no trabalho? Quais os principais motivos que levam um casal fundarem uma parceria empresarial?

Esta pesquisa justifica-se pelo aumento de empreendimentos conjugais, como mostra a pesquisa da Federação Nacional de Empresas Independentes, em que 43% das pequenas empresas são familiares e dessas, 53% são geridas pelo proprietário e pelo cônjuge (PENNSYLVANIA, 2013). Outro fator é que hoje em dia seguir uma carreira conjunta pode ser indicador de sucesso e prosperidade, porém, pode ser que haja alguns pontos que confrontem essa afirmação.

Este espaço de observação e pesquisa permitirá vislumbrar estes aspectos principais e seus desdobramentos nas vidas das pessoas.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral:

• Investigar aspectos da relação de casais que tem o seu próprio negócio e como relacionam a vida profissional e afetiva.

3.2 Objetivos específicos:

• Descrever fatores que estimularam o casal a abrir seu próprio negócio

• Destacar como os casais se relacionam no trabalho

• Analisar a satisfação no âmbito de trabalho de casais empreendedores

• Avaliar os pontos positivos e negativos de trabalhar com o cônjuge

• Caracterizar a relação afetiva de casais quando trabalham juntos

4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Num primeiro momento, a família dita tradicional assentava-se na preocupação com as tradições, com a conservação e ampliação do patrimônio e a transmissão da herança. Os casamentos eram arranjados e a família devia submeter-se à ordem patriarcal. O homem se voltava para o externo, para o mundo dos negócios, das realizações profissionais, se envolvia com o trabalho remunerado; enquanto à mulher era reservado o espaço de dentro, do âmbito doméstico, onde se dedicava aos afazeres domésticos, incluindo a administração da casa e os cuidados com os filhos, – os quais previam o envolvimento emocional e a vigilância. Provavelmente, era esse o modo de lidar com a situação do cotidiano e também de se relacionar consigo próprio e com a sua realidade psíquica (SIMÕES, 2012).

Dessa forma, algumas características de personalidade são estimuladas e identificadas; no homem, por exemplo, a competição e agressividade; na mulher, a sensibilidade, a capacidade de observação, o cuidado e a afetividade. Essa estrutura de funcionamento familiar facilitava a transmissão da cultura e a continuidade da espécie. Algumas mudanças, especialmente na economia, contribuíram para o declínio desse modelo familiar no final do século XIX e inicio do século XX (SIMÕES, 2012).

O final da década de 1960 e início da década de 1970 houveram marcos fundamentais nas transformações dos papéis femininos e masculinos na sociedade brasileira. Como lembram Albertina Costa e Cristina Bruschini (1992 Apud GOLDENBERG, 2001) na década de 1970 e, principalmente, na seguinte, a produção acadêmica sobre a questão de gênero é “invejável”. Estes buscam desreificar a idéia de “natureza” feminina e masculina e reforçar a concepção de que as características peculiares à mulher e ao homem são, na verdade, socialmente construídas. Cada cultura apropria-se de uma distinção biológica (macho/fêmea), seleciona alguns fatos naturais como, por exemplo, a função reprodutiva da mulher e os exacerba, naturalizando funções que são produtos de uma determinada educação e socialização (GOLDENBERG, 2001).

No século XX, um conjunto de acontecimentos especialmente relacionados ao processo de urbanização e desenvolvimento das cidades e à entrada das mulheres no mercado de trabalho levou a mudanças econômicas da sociedade que contribuíram não só para o início do processo de autonomia e independência financeira da mulher diante do homem como também acenam para mudanças (SIMÕES, 2012).

O tom da mudança social foi dado pela reivindicação de igualdade na esfera pública e privada e pela recusa de morais sexuais diferentes para homens e mulheres. Neste período, as mulheres viveram com intensidade o dilema de “mudar” ou “permanecer”, coexistindo um padrão tradicional de ser mulher (a “virgem” e “esposa-mãe”), voltado para o mundo doméstico, e um novo modelo de mulher que trabalha, que atua politicamente. Estavam em disputa diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com