TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Miguel Percepção de Identidade

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 2

Não são raras vezes em que nós mesmos nos assustamos com nossa permanente capacidade de julgamento. Na verdade, vivemos julgando pessoas e coisas. Vivemos mensurando e avaliando tudo o que eocontramos pela frente, como um radar atento. Não raro, também, equivocamo-nos escandalosamente. Que efeito esta nossa faceta produz sobre o grupo no qual convivemos? Sobre qual base lógica nos situamos para ceder a esses juízos e a estas aferições? É a lógica que nos torna capazes de organizar nossas idéias a ponto de enxergarmos com maior clareza determinadas situações. O sociólogo David William Carraher defende que para pensarmos criticamente é necessário sermos perspicazes, enxergarmos além das superfícies, questionarmos onde não há perguntas já formuladas e ver prismas que os outros não vêem.

Instruções: Formar cinco grupos e distribuir um relato para cada grupo. Eles terão dez minutos para avaliar o caso de Miguel. Nesse período, devem procurar avaliar o comportamento de Miguel, observado em diferentes momentos de um dia e descrito nos relatos a seguir:

Relato da mãe: Miguel não é uma pessoa afetiva, vive na correria e acaba ignorando os cuidados da mãe.

Relato do taxista: Miguel parece ser uma pessoa grossa e arrogante.

Relato do garçom: Miguel demonstra ser mulherengo, machista e desrespeitoso.

Relato do zelador: Miguel é visto como um doido e mal educado.

Relato da faxineira: Ele é um homem agressivo e misterioso.

Relato Miguel: Miguel é amante da arte, nada atrapalha sua vontade de criar, é ansioso, dedicado, sonhador e uma pessoa séria.

Papel do RH em relação a percepção. Julgamento e personalidade:

O Rh precisa compreender a personalidade da pessoa através do diálogo para saber se aquela se encaixa dentro da vaga que se pretende e se ela está dentro da cultura e dos objetivos da empresa. Além de perceber os comportamentos contrários dos funcionários e analisar os motivos deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com