TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenas Patogênicas: Hidrofobia

Por:   •  6/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

1ª lição de Psicanálise

Método Catártico: Procedimento que o sujeito traz a nível CS, os sentimentos e emoções reprimidos, o que possibilita o alívio emocional ou limpeza da mente.

Afeto: Carga emocional

Ab-reação: Descarga emocional

Catarse: Limpeza

Sintomas da Anna O. e as respectivas Cenas Patogênicas: Hidrofobia (cão bebendo água no copo); Perturbações Visuais e Alterações dos Globos Oculares (desviou o olhar choroso do pai e aproximação do relógio); Paralisia e Braço Adormecido (sonho da serpente que descia para atacar o pai); Alucinações (cobras e caveiras decorrente dos dedos e contemplação das unhas); Esquecimento da Língua Materna (oração que não conseguia lembrar).

Como Breuer removeu os sintomas da Anna O: Repetindo suas palavras, murmuradas em suas crises de absences, durante a hipnose forçando ela a fazer associações de ideias, reproduzindo e reconstruindo as lembranças das Cenas Patogênicas, levando-a exteriorização emocional e a cartase.

Talking Cure: Alívio por meio da fala.

Cena Patogênica: Os acontecimentos traumáticos, que são reprimidos e surge sintomas histéricos.

 ‘’Os histéricos sofrem de reminiscências’’: Pois seus sintomas são reminiscências. Eles são as sobras de experiências traumáticas manifestada na consciência, que aliena o sujeito no presente, mantendo-o aprisionado nas experiências esquecidas do passado.

 Observações do Breuer que desvendou a origem e ‘’cura’’ dos sintomas da Anna O: 

- Nos acontecimentos patogênicos ela reprimiu as emoções, o que transformou em sintomas físicos. Portanto, para a cura ela deveria reconstruir esses acontecimentos na hipnose e exteriorizar as emoções.

- Descoberta da divisão da mente, CS e o estado mental hipnoide (ICS).

Conversão Histérica: mecanismo de defesa que o ego utiliza que converte as emoções reprimidas em sintomas físicos.

2ª Lição de Psicanálise

As concepções apresentadas por Charcot sobre Histeria: Apresenta uma concepção biológica. Organicista, fruto de uma degeneração do sistema nervoso. Derrubou o mito da histeria ser tipicamente feminina.

As concepções apresentadas por Janet (discípulo de Charcot) sobre Histeria: Ponto de vista organicista. Seria decorrente de uma alteração degenerativa do sistema nervoso, manifestada por meio de uma fraqueza Congênita, que impede a integração das ideias na mente.

Razões que Freud abandonou a Hipnose no tratamento de Histeria: Impossibilidade de hipnotizar todas; Constatação de não oferecer a cura completa dos sintomas.

Experiência de Bernheim: Ele demonstrou que as pessoas no sono hipnótico executavam diversas ordens, aparentemente se esqueciam dessas ordens, sendo possível relembra-las em estado normal por meio da insistência.

Como Freud desvinculou o Método Catártico da Hipnose: Baseado na experiência de Bernheim, abandonou a hipnose e passou a usar a sugestão, pressionando a testa de suas pacientes para força-las a se lembrarem dos acontecimentos esquecidos.

Ao utilizar a sugestão (pressão na testa) Freud descobriu a Resistência.

Resistência: Barreira defensiva, que impede o ICS de se tornar CS.

Repressão (recalque): Força que excluiu da consciência os acontecimentos traumáticos por serem incompatíveis com os valores morais, expulsando-os para o ICS. É o mecanismo responsável pela formação dos sintomas.

Construção do Sintoma e sua Representação: É um conflito psíquico entre um desejo reprimido, que é impedido de retornar ao CS por uma força defensiva. O sintoma surge realizando disfarçadamente o desejo reprimido. O sintoma é a solução do conflito entre o desejo e defesa que foi chamado de formação de compromisso.

Soluções para os Desejos Reprimidos libertados por meio do tratamento psicanalítico:

- Aceitação: Reconhecimento de que a repressão deveria ter ocorrido, e o desejo pode voltar na consciência sem produzir ameaça ou sofrimento.

- Julgamento de Condenação: Considera justa a repressão ocorrida no passado, porém no presente, a substitui mantendo o desejo sobre controle CS, pois apresenta uma maturidade egóica.

- Sublimação: Canaliza a energia dos desejos sexuais infantis para alvos mais elevados, socialmente aceitáveis. Os instintos sexuais permutam sua finalidade sexual por uma finalidade de maior valor social.

3ª Lição de Psicanálise

Princípio do Determinismo: Nada acontece por acaso. Todos os eventos mentais não são casuais. Trata-se do princípio da causalidade.

Complexos: Palavras ou ideias investidas com uma carga emocional que giram em torno de um determinado tema.

Chiste: Forma de exprimir indiretamente por meio de alusões conteúdos de natureza hostil e sexual que não podem ser expressos diretamente.

Associação livre: Regra da psicanálise. O paciente se expressa livremente e espontaneamente tudo aquilo que lhe venha a mente. Por meio da associação livre que se dá uma comunicação do paciente com o analista.

Funções do Sonho: Guardião do sono e realização alucinatória de desejos reprimidos.

Conteúdos dos Sonhos:

- Conteúdos Manifestos: São CS, nossas lembranças, o que relatamos.

- Conteúdos Latentes: São ICS, estão ocultos no conteúdo manifesto. Também conteúdos que foram reprimidos na infância.

Sonhos de Natureza Infantil: Sonhos simples, não tem enigma. Não existe censura. O conteúdo manifesto é semelhante aos conteúdos latentes.

Sonhos de Natureza de Adulto: São confusos, desconexos, enigmáticos. Existe censura. O conteúdo manifesto é um sintoma, o substituto do conteúdo latente. No sonho um resto diurno se liga a um desejo reprimido na infância, assim, realiza disfarçadamente um desejo reprimido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com