TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerimonias institucionais

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 4

CERIMÔNIAS INSTITUCIONAIS

Quando,entre a direção e os internados ,ocorrem relações e intimidades extraordinárias,sabemos que podem seguir-se ciclos de participação e tende a haver todos os tipos de repercussões desagradáveis.

Ligações “pessoais” discutíveis  a linha equipe dirigente-internado, para a equipe parece ser difici separar sua vida profissional da pessoal,mesmo morando muito próximo ao trabalho isso se torna difícil para a equipe e com isso a equipe relata que está sujeita a ordem da administração, com isso os internados acabam realizando trabalhos inferiores como jardinagem,pintura,limpeza e etc.

Toda a instituição total parece criar um conjunto de praticas institucionalizadas,seja espontaneamente ou por imitação .

Uma das formas mais comuns de cerimônia institucional é o órgão de divulgação – geralmente um jornal semanal ou uma revista mensal.

Dentre dessas formas de divulgações podemos mencionar 2 tipos de material – em primeiro lugar as noticias locais.  Isso inclui descrições de cerimônias recentes ,bem como acontecimentos pessoais, como aniversários, morte de pessoas da instituição ,viagens ,promoção e etc.Esta forma demonstra um interesse e afeto pela a vida de cada um .

A segunda forma de divulgação seria o material editorial , está incluído as noticias do mundo externo, relação com a posição social e legal de internados e ex- internados acompanhados por poesia,contos e ensaios originais.

No entanto o boletim interno sobrevive numa situação delicada de equilíbrio instável. As pessoas da equipe querem que os internados as entrevistem, falem sobre ela e querem que os outros internados leiam esse material que os coloca como redatores e leitores desse material e ao mesmo tempo colocam os internados em um ponto de já estarem preparados para mostrar que estão ponto  suficientemente elevado da escala humana para utilizar com competência  formal a linguagem e a linha de ação oficiais.

Nas instituições totais a festa anual está ligada a comemoração de Natal. Com a comemoração os internos enfeitam todo o espaço com enfeites descartáveis geralmente fornecidos pela a administração, mudando todo o espaço deles, a refeição também não será a mesma, uma refeição extraordinária será servida neste dia tão especial e aguardado para eles. Existe a distribuição de presentes e alguns deveres de trabalhos são cancelados ,pode haver aumento no tempo de visita e diminuição de restrições a saídas .

Aqui pode –se ser citado um relato da versão em prisão britânica :

As autoridades fizeram de tudo para nos alegrarmos , o café da manhã de natal foi maravilhoso com comidas surpreendentes e diferentes do acostumamos comer nos dias normais, todo o espaço estava enfeitado ,houve seções de cinema no ginásio , teve licença para mandar e receber cartões de boas festas e a primeira vez que esta na prisão tive numero suficiente para fumar.

Uma interessante forma de cerimônia institucional ,muitas das vezes está ligada a festa anual de Natal, que é o teatro institucional ,geralmente os atores da peça são os internados e os autores são membros da equipe da instituição, e por isso está peça pode estar cheia de referencias locais e demonstram  a realidade aos acontecimentos à instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com