TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos requisitos

Tese: Classificação dos requisitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2 passo 1

A especificação de requisitos tem como objetivo obter produtos de software de melhor qualidade que satisfaçam às reais necessidades dos clientes dentro de prazo e orçamento adequados.Podemos entender requisito como uma função, restrição ou propriedade que deve ser fornecida, encontrada ou atendida para satisfazer às necessidades do usuário do sistema. (Descreve um serviço ou uma limitação).

Esta comprovado : a maior parte dos problemas , os de maior impacto negativo e os mais onerosos tem origem nas etapas iniciais do desenvolvimento de software. Justamente nas etapas de especificação dos requisitos é onde as principais atividades são definidas e onde os requisitos do produto devem ser identificados e mapeados com objetividade e clareza.

Podemos dizer que as principais causas para o fracasso dos projetos de software são: especificação de requisitos mal formulada e alterações constantes nos requisitos.

Por serem atividades bases do processo de desenvolvimento de software as falhas cometidas nas atividades de definição e validação de requisitos irão originar documentos de requisitos inconsistentes afetando as etapas seguintes de projeto , implementação e testes e gerando produtos de softwares de baixa qualidade.

Embora não exista um modelo padrão consagrado para gerenciar requisitos podemos definir alguns passos para um processo de especificação de requisitos :(Soares, 2005) (Os processos devem ser adaptados a cada necessidade/conjuntura)

Passo 2

A tarefa de levantamento de requisitos requer o analista grande habilidade e conhecimento do objetivo, estruturas de dados e considerações temporais, dita a utilização de várias ferramentas de modelação que focalizem diferentes aspectos do sistema. Nem sempre é necessário utilizar varias ferramentas de modelação. Contudo, quando estas são usadas em conjunto, suportam-se umas as outras (pois são varias visões do mesmo sistema como os documentos utilizados registro de encontros e reuniões e etc), e tem de ser consistentes e compatíveis entre si.

Passo 3

Um dos objetivos da Engenharia de Requisitos é ultrapassar barreiras de comunicação entre os clientes e usuários e os analistas para que os requisitos possam capturados e modelados corretamente

Dentre as técnicas mais importantes para a comunicação podemos citar três:

Estas três técnicas são complementares e podem todas ser usadas numa mesma análise de requisitos. A entrevista é normalmente a primeira técnica utilizada. Analistas entrevistam clientes para definir os objetivos gerais e restrições que o software deverá ter. A entrevista deve ser feita de forma objetiva visando obter o máximo de informações do cliente. Diversas seções de entrevistas podem ser marcadas.

Na observação in loco os analista devem estar inseridos na rotina de trabalho da organização tentando entender e descrever as principais atividades que são realizadas. Na observação devem ser identificadas quais as atividades podem ser automatizadas, quem são os potenciais usuários, quais tarefas eles querem realizar com a ajuda do novo sistema, etc. A observação deve ser complementada com entrevistas específicas com os futuros usuários.

Os encontros são reuniões envolvendo analistas, clientes e usuários destinadas exclusivamente ao levantamento de informações, descrição dos problemas atuais e de metas futuras. Os encontros devem ser realizados em um local neutro (fora da organização) e normalmente duram poucos alguns dias. Nos encontros as informações que vão sendo levantadas vão sendo afixadas em paineis na sala de encontro para que possam ser analisadas e validadas pelos clientes e usuários. Ao final do encontro os analistas devem elaborar um relatório descrevendo os requisitos analisados.

Produzir e apresentar para o professor em forma de Relatório 1 - Análise Inicial

contendo as seguintes informações:

2.1. Descrever quais são as necessidades do negócio.

Sistema com atualização instantânea, via web, informando todo o estoque disponível, com regras especificas de reserva de produtos, efetuando reservas e informando o cliente com um comprovante com essa operação, e exclusão de reservas após prazo determinado(7dias).

2.2. Elaborar um questionário com as necessidades internas e externas para

entrevistas com os envolvidos no processo.

Qual o fluxo de reservas e vendas?

Qual a quantidade de estoque?

Qual o equipamento utilizado por usuários?

Qual tecnologia de comunicação?

Qual o fluxo de atualização necessário?

Quais as necessidades para cadastro de cliente para que a reserva gera segurança para a empresa?

2.3. Descrever os requisitos necessários para atender e atingir a metas da solução.

Plataforma compatível com a solução

Sistema web compatível com a estrutura de comunicação do cliente.

Sistema eficiente de integração do estoque com força de vendas.

Sistema de atualização constante.

Etapa 2

Passo 1 (Equipe)

Fazer as atividades apresentadas a seguir.

1. Realizar a leitura do Capítulo 8 - Um Estudo de Caso na Análise Estruturada do livro

texto (DEMARCO, Tom. Análise Estruturada e Especificação de Sistemas. 4ª ed. Rio de

Janeiro: Campus - Elsevier, 2001). Adquirir conhecimentos sobre análise de requisitos.

2. Ler artigo: Técnicas para levantamento de Requisitos. 2012. Disponível em:

<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B7u8Pce2Xh_8MXZiTjFsdWRpUVE/ed

it?usp=sharing>. Acesso em: 14 abr. 2013.

3. Produzir e entregar para o professor um resumo sobre a importância da análise de

requisitos.

Como o próprio nome sugere, requisito é algo necessário como fundamento ou matéria prima para o desenvolvimento de alguma coisa. Em sistemas de informação, os requisitos são os primeiros a aparecer logo no início do processo de análise do sistema. Eles constituem a matéria prima que o analista ira usar para propor o sistema, documentá-lo e finalmente levá-lo ao desenvolvimento e uso.

A etapa de levantamento de requisitos é composta por diversas técnicas que visam obter do cliente as informações necessárias para desenvolver o projeto do sistema de informação. Essas técnicas podem ser:

• Entrevistas não estruturadas: Informal ou sem agenda pré-definida;

• Entrevistas estruturadas: Com uma agenda pré-definida;

• Observação do comportamento: Observar os usuários em seu ambiente de trabalho;

• Aprendizagem com o usuário: Analisa e discute com o usuário a maneira como é feito o trabalho;

• Prototipagem: Desenvolvimento de um modelo que simulará o sistema real;

• Brainstorming: Reunião com várias pessoas onde todos discutem um tema central;

• Análise de textos: O usuário descreve as necessidades textualmente. (técnica muito usada atualmente);

• Reutilização de requisitos: Reaproveitamento de padrões ou requisitos de outros sistemas.

Classificação dos requisitos

Os requisitos podem ser classificados de várias formas a a finalidade desta classificação é melhor compreender a relação entre objetos, tarefas e as próprias funções do sistema. Uma forma bastante aceitável entre analista é que a classificação seja entre requisitos funcionais e não-funcionais.

Requisitos funcionais

Os requisitos funcionais são aqueles que fazem parte do sistema, como um relatório específico, um campo a mais em um cadastro, etc. Eles normalmente têm a finalidade de agregar valor ao usuário ou facilitar o trabalho que ele desenvolve. Requisitos funcionais serão implementados no próprio sistema e da junção desses requisitos o corpo do sistema será montado.

Requisitos não-funcionais

Requisitos não-funcionais são aqueles relacionados ao ambiente onde o sistema está inserido. Um servidor mais robusto, um firewall, ou um usuário especializado em determinado procedimento pode ser visto como requisitos não-funcionais. Eles não devem ser ignorados por não fazerem parte diretamente do sistemas, mas devem ser considerados por compor o ambiente onde o software irá rodar.

Os requisitos podem ser classificados também pelo seu tipo:

• Requisitos operacionais;

• Requisitos de segurança;

• Requisitos de desempenho;

• Especificações de Hardware e software.

• Entre outros.

A análise e refinamento dos requisitos é uma ETA importantíssima do processo de documentação e projeto.

...

Baixar como  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »