TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentario sobre prematuridade

Por:   •  2/12/2016  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Natália Gabriele Silva de Oliveira               Período/Turno: 6°/ noturno                                                                                                                                Disciplina: Desenvolvimento Humano III                                                                                              Prof.:  Juliana Marçal                      

COMENTÁRIO SOBRE A TEMÁTICA:  PRÁTICAS DA PSICOLOGIA NA ÁREA ORGANIZACIONAL RELACIONADO COM A VELHICE

A mesa redonda foi composta pelas psicólogas Rosana e Lilian ambas atuam no RH, sendo a primeira em setor privado e a segunda em setor público. Com a mediação da professora Elizangela, as duas exporão a forma com que trabalham e suas dificuldades.

Percebe-se na fala da Rosana, uma psicologia mais voltada para os objetivos da empresa, uma psicologia mais organizacional do que do trabalho, segundo ela na empresa em que atua não se contrata pessoas com mais de 45 anos de idade, o que mostra a desvalorização de adultos mais velhos e idosos. Não somente nessa empresa mais em muitas outras, ainda não se tem a noção da importância do trabalho do idoso, que além de causar um impacto no índice de população economicamente ativa, também proporciona melhor qualidade de vida deste trabalhador.

De acordo com Lilian, que exerce sua função na secretaria municipal da saúde da cidade de Nova Serrana, como os cargos são preenchidos através de concursos não é possível fazer uma entrevista prévia com os candidatos, o que dificulta a execução do trabalho, já que muitas vezes os ocupantes das vagas não têm o perfil para a mesma. Muitas vezes os idosos também não têm acesso a esses concursos, apesar da era digitalizada em que vivemos.

O envelhecimento não deve ser visto como uma fase inferior da vida, e o trabalho independente da sua classificação (formal, informal, voluntário, familiar, etc.) permite ao idoso a conservação da sua autonomia, liberdade, e dignidade. O idoso que trabalha mantém sua independência, exercita suas capacidades cognitivas, e se torna mais ativo.

REFERENCIA:

GONTIJO, FARIA, SILVA. Inserção do idoso no mercado de trabalho: uma inclusão social. Instituto Superior de Pesquisa INESP/MG,2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (294.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com