TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comente Acerca dos Principais Sintomas da Depressão a Partir do DSM V

Por:   •  26/8/2019  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Nomes: Ana Paula Souza Mendonça e Clara Barbalho Gama[pic 1]

  1. Comente acerca dos principais sintomas da depressão a partir do DSM V.

Para ser considerado depressão no DSM V, é necessário que cinco (ou mais) dos seguintes sintomas estiveram presentes durante o mesmo período de duas semanas e representam uma mudança em relação ao funcionamento anterior; sendo eles: Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias, conforme indicado por relato subjetivo (p. ex., sente-se triste, vazio, sem esperança) ou por observação feita por outras pessoas (p. ex., parece choroso); Acentuada diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (indicada por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas); Perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta (p. ex., uma alteração de mais de 5% do peso corporal em um mês), ou redução ou aumento do apetite quase todos os dias; Insônia ou hipersonia quase todos os dias; Agitação ou retardo psicomotor quase todos os dias (observáveis por outras pessoas, não meramente sensações subjetivas de inquietação ou de estar mais lento); Fadiga ou perda de energia quase todos os dias; Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada (que podem ser delirantes) quase todos os dias (não meramente auto recriminação ou culpa por estar doente); Capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, ou indecisão, quase todos os dias (por relato subjetivo ou observação feita por outras pessoas); Pensamentos recorrentes de morte (não somente medo de morrer), ideação suicida recorrente sem um plano específico, uma tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio. Além disso, os sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

  1. A psicoterapia cognitivo-comportamental possui técnicas importantes de intervenção para diversos transtornos. Explique o objetivo e como se dá a aplicação da Ativação Comportamental no caso de pacientes deprimidos.

  1. Relacione estresse precoce e suicídio.

Existem algumas alterações cognitivas que podem ser resultantes de estresse precoce e do trauma infantil no adulto. A falta de afeto e de estímulos produzem desordens da organização cerebral. As principais causas de estresse precoce são maus-tratos na infância que podem ser divididos em: abuso físico; abuso emocional; abuso sexual; negligência emocional; negligência física. O acumulo de vulnerabilidades em estágio precoce leva a estado de desesperança e atenção seletiva voltada para sinais relacionados ao suicídio, podendo levar à fixação da ideia de suicídio, ideação e ao ato de autoextermínio.

  1. Explique de maneira breve as fases do tratamento para o um paciente potencial suicida.

É importante pontuar que não existe protocolo para a crise. É necessário fazer uma avaliação do risco de suicídio, identificando os fatores de risco e proteção, identificando transtornos médicos e psiquiátricos relacionados ao comportamento suicida, determinar o nível mais apropriado de cuidado e quais os fatores de risco modificáveis com o tratamento. Estabelecer um plano de segurança, reconhecendo os sinais de alerta, estratégias de coping, contatar amigos, familiares, profissionais e estabelecimentos de saúde mental e a disponibilidade do terapeuta. Também é necessário formular um plano de tratamento, onde se irá verificar o que o sujeito entende por suicídio e sua disponibilidade a se envolver no tratamento. Deve-se encorajar o paciente a desenvolver competências para lidar com situações adversas, buscando a reestruturação cognitiva e mudança no comportamento. E lembrar de validar suas habilidades sociais, uma vez que um ambiente invalidante prejudica o sujeito a usar habilidades sociais para resolução de problema. Devem ser utilizadas técnicas cognitivas, técnicas comportamentais, técnicas de regulação emocional e técnicas experienciais/vivenciais. Importante trabalhar a prevenção de recaída para crises suicidas, como a preparação, revisão da crise suicida recente, revisão da crise suicida recente usando habilidades, revisão da crise suicida futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com