TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Sintomas da Dislipidemia

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 12

Índice

Introdução2

Dislipidemia3

  Definição3
 O que casua Dislipidemia3
  Principais sintomas da Dislipidemia............................................................................................4
  Formas de tratamento................................................................................................................4

  Doença Arterial Coronariana (DAC).............................................................................................5

  Definição...................................................................................................................................5
    O que causa a DAC....................................................................................................................5
    Principais sintomas da DAC.......................................................................................................6
    Formas de tratamento da DAC.................................................................................................7

  Perfil da população em relação às doenças cardiovasculares...................................................8

  Conclusão..................................................................................................................................10

  Bibliografia................................................................................................................................11


Introdução

O indivíduo, mesmo com valores desejáveis para perfil lipídico, apresenta fator de risco, incluindo antecedentes familiares, sedentarismo, associando-se ao perfil lipídico, assim como níveis elevados de LDL e reduzidos de HDL, conferindo desvantagem ao desenvolvimento de dislipidemia. A doença arterial coronária e a Dislipidemia são doenças complexas com predisposição genética clara e participação importante de fatores relacionados à aterosclerose, ordena as principais causas de morte correspondendo a 12,2% do total em todas as idades, a segunda causa de morte foi o acidente vascular encefálico (AVE) 9,7%. Este posicionamento de primeiro e segundo lugar é intercambiável dependendo do índice de desenvolvimento do país. A DAC ocupa a primeira posição nos países desenvolvidos e o segundo lugar nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, realidade essa que nos permeia no âmbito de nossa sociedade, se estendendo desacerbadamente seja por motivos da evolução da tecnologia e aperfeiçoamento de alimentos industrializados que trazem uma certa facilidade levando aqueles que não tem tal conhecimento e aqueles que não se previnem á um complicado e iminente risco de morte.


Dislipidemia

Definição

Dislipidemia significa que altos níveis de gorduras estão circulando no seu sangue. Essas gorduras incluem colesterol e triglicérides.

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada na corrente sanguínea e em todas as células do seu corpo. É usado para formar membranas celulares, alguns hormônios e é necessário para outras importantes funções.

Seu organismo faz cerca de 1000 miligramas de colesterol por dia, principalmente pelo fígado. Outros 100 a 500 mg (ou mais) podem vir diretamente da alimentação.

O colesterol é parte de um corpo saudável, mas se está demais no seu sangue pode ser um problema. Não importa se você tem colesterol alto ou não, você precisa saber o que é colesterol e o que pode ser feito para controlá-lo. O colesterol alto é um fator de risco para doença coronariana e derrame.

Triglicérides são as gorduras mais comuns de seu organismo. Eles são também grande fonte de energia. Eles provêm da alimentação e seu corpo também produz. À medida que as pessoas vão envelhecendo, quando ganha peso ou ambos, seu colesterol e triglicérides tendem a subir.

Muitas pessoas que têm doença cardíaca, obesidade ou diabetes têm níveis elevados de triglicérides. Triglicérides elevado combinado com HDL baixo ou LDL alto favorece a aterosclerose. Diversos estudos têm mostrado que pessoas com triglicérides ≥ 150 mg/dl têm maior risco de ataque cardíaco ou derrame. Algumas dessas pessoas vão necessitar de tratamento.

O que causa Dislipidemia?

A dislipidemia é causada quando se ingere uma dieta rica em colesterol e gorduras, quando o organismo produz colesterol e triglicérides demais ou ambas as situações.

Assim, você pode ter dislipidemia por estar com aumento de peso, ter dieta inadequada, ser sedentário, entretanto também pode ter mesmo não tendo nenhum destes fatores de risco, mas por questões genéticas. Entretanto, em algumas famílias existe um caráter fortemente hereditário (como na hipercolesterolemia familiar ou na deficiência familiar de apolipoproteína B – rara); em outras situações, pode estar associada com a presença de outras patologias que interfiram com o metabolismo (dislipidemias secundárias); dentre estas destacam-se diabetes mellitus, síndrome nefrótica, hipotireoidismo e as doenças hepáticas obstrutivas, ou pelo uso de alguns medicamentos como corticóides. Independente da causa, a dislipidemia pode causar doença cardíaca ou derrame.

Manter o colesterol sob controle é importante para todo indivíduo: homem ou mulher, jovem, meia-idade ou idoso e pessoas com ou sem doença cardíaca.

Principais sintomas da Dislipidemia

O colesterol e triglicérides altos não dão sintomas. È fácil ter colesterol alto e não sabê-lo. Daí a importância de dosá-lo através de exame de sangue. Conhecer seu colesterol pode ajudá-lo a tomar precauções para evitar o infarto ou derrame se você for de alto risco.

Todo indivíduo com 20 anos ou mais deve ter seu colesterol medido, pelo menos uma vez a cada 5 anos. O melhor é realizar o perfil geral do colesterol com medida de colesterol total, LDL, HDL e triglicérides. Este teste deve ser colhido com jejum de 12h.

Formas de tratamento

Os níveis desejáveis de cada fração de seu perfil de colesterol (HDL e LDL) dependem dos fatores de risco de cada indivíduo, portanto, seu médico irá orientá-lo, baseado em evidências clínicas, qual o melhor perfil de colesterol e triglicérides desejado no seu caso.

Muitas pessoas com triglicérides elevados têm doenças de base ou desordens genéticas. Diabetes e obesidade são dois exemplos. A dislipidemia é tratada com mudanças no estilo de vida: mudanças na dieta, perda de peso se necessária e exercício. Tais medidas visam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com