TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como começou a aplicação da psicologia?

Tese: Como começou a aplicação da psicologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Propomos que você organize em duas colunas as ideias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

2. Como começou a aplicação da Psicologia no trabalho?

Os primeiros trabalhos desenvolvidos pelos psicólogos industriais foram as avaliações e seleções de trabalhadores. Estes trabalhos seguiam o princípio de Taylor, de colocar o homem certo na função certa. Neste cenário, os psicólogos passaram a aplicar e criar testes com a finalidade de melhorar.

3. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?

As experiências foram feitas em quatro fases. Na primeira fase tinha como objetivo inicial conduzir experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários, medida pela produção. Com isso criou dois grupos fazendo o mesmo trabalho, mas com ambientes diferentes e se constatou que não tinha relação entre as duas variáveis e sim a existência do fator psicológico. Que suas reações não eram influenciadas pelo aumento de luminosidade e sim pelo obrigação de produzir.

Na segunda fase foi feita experimentos com seis moças de nível médio que foram separadas por divisórias de madeira do restante do grupo, foram divididas em 12 etapas,fizeram varias inovações como aumento de salário, intervalos de descanso de diversas durações, redução de jornada de trabalho e que o resultado foi o mesmo da fase anterior sem muitas mudanças de produtividade, concluiu-se que tiveram algumas atitudes diferentes como trabalhar com liberdade, com ambiente amistoso, sem temer o supervisor, criaram habilidades de liderança.

Na terceira fase esses pesquisadores se afastaram dessas experiências físicas de trabalho e começaram a estudar as relações humanas, depois das observações anteriores viram que as operarias pouco sabiam de seus ambientes de trabalho, em setembro de 1928 criou-se um programa de entrevistas com a pretensão de analisar as atitudes e sentimentos dos trabalhadores, e assim podendo aproveitar suas sugestões. Em fevereiro de 1929 o programa por ter uma boa aceitação, foi aplicada numa empresa de 40.000 empregados com êxito de entrevistados de 21.000 no período de 02 anos. Nesta etapa, em que os trabalhadores foram entrevistados, revelou-se a existência de uma organização informal dos mesmos, com vistas a se protegerem do que julgavam ameaças da Administração ao seu bem-estar.

Na quarta fase teve a duração de cinco meses de novembro de 1931 a maio de 1932, tendo como objetivo analisar a organização informal dos operários. Formaram um grupo contendo 11 integrantes composto de nove soldadores e dois inspetores eram observados e entrevistados pesquisadores diferentes e o grupo eram pagos por sua produção, com isso foi constatado que ao atingirem certa quantidade de produção, reduziam o processo e informavam que o excesso dessa produção e exigiam pagamento. Os pesquisadores observaram uma solidariedade grupal e uma uniformidade de sentimentos nos operários. Esta experiência foi suspensa em 1932, devido à crise de 1929, porém a 4ª Fase permitiu o estudo das Relações Humanas entre a organização formal de fábrica e a organização informal dos operários.

Concluiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com