TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação De Resultados Da Boa Vontade

Resenha: Comparação De Resultados Da Boa Vontade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

Decorrências para a formação de psicoterapeutas em Abordagem Centrada na Pessoa

A aproximação entre ACP e BV evidencia o caráter daquela como uma abordagem de suprema relevância para o nosso mundo, na medida em que abre a pessoa para o outro numa postura de confiança nos processos mais fundamentais da vida. Por outro lado, chama a atenção para os aspectos éticos dessa relação, na medida em que constrói significados também em torno da bondade da vontade. Nosso querer é fundamentalmente voltado para o que é bom. Isso é uma das manifestações da tendência formativa e atualizante de que falava Rogers. E essa tendência é confiável. À essa luz, os quereres destrutivos, desagregadores, maus, devem ser entendidos como derivados e não básicos.

Esse aspecto ético das relações que a aproximação com a BV permite enfocar na verdade tem papel importante na formação para a ACP. Não se trata de algo acessório como freqüentemente a ética é entendida: regras que limitam as possibilidades de ação. Ao contrário, quando enfocamos a qualidade da vontade envolvida e refletimos sobre isso, estamos, na verdade, tocando na mola propulsora de nosso agir. E é essa mola que também lhe pode dar direção.

Na formação para ACP é, pois, de importância básica que se contemple as motivações do agir, as qualidades do querer, e que, enfim, se trabalhe a bondade da vontade.

...