TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento De Grupos

Monografias: Comportamento De Grupos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  1.673 Visualizações

Página 1 de 7

Fundamentos do Comportamento em Grupo

Definindo e Classificando Grupos

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos que se reúnem visando atingir um determinado objetivo. Os grupos podem ser:

- Grupos Formais, aqueles que são definidos pela estrutura de organização, com atribuições específicas que estabelecem tarefas necessárias para a realização de um trabalho.

- Grupos Informais, ao contrário do anterior, não são estruturados formalmente, nem determinados por uma organização, esses grupos são formações naturais que surgem em resposta à uma necessidade de interação social.

Podendo ainda subclassificar os grupos em:

- Grupo de Comando, grupo composto de indivíduos que se reportam diretamente a um superior hierárquico.

- Grupo de Tarefa, grupo de pessoas que se reúnem para executar determinada tarefa.

- Grupo de Interesse, grupo de pessoas que trabalham em conjunto para atingir um objetivo comum, relacionado com cada um deles.

- Grupo de Amizade, grupo de pessoas que se uniram por compartilharem uma ou mais características e/ou afinidade.

Por que as pessoas formam grupos?

- A Teoria da Identidade Social, propõe que as pessoas apresentam reações emocionais ao fracasso ou sucesso de seu grupo, porque sua autoestima fica ligada ao desempenho dele. Além disso as identidade sociais também pode ajudar as pessoas a reduzir sua incerteza a respeito de quem são e do que devem fazer.

As identidades sociais nos ajudam a entender quem somos e onde nos encaixamos nas relações com os outros, mas podem apresentar um lado negativo também.

- O Favoritismo Intragrupo, perspectiva que considera que vemos os membros de nosso grupo como melhores que os outros e as pessoas de fora como todas iguais. O que abre caminho para estereotipagem.

Quando as pessoas desenvolvem identidade social diversas características a tornam importante para alguém.

- Similaridade, pessoas que possuem características iguais ou até parecidas tendem a apresentar maior identificação com o grupo.

- Distinção, as pessoas tendem a notar as identidades que mostram como elas são diferentes dos outros do grupo.

- Status, visto que as pessoas usam a identidade para se definir e aumentar a autoestima, faz sentido que se sintam mais interessadas em se conectar a grupos de status maior.

- Redução de Incertezas, pertencer a um grupo também ajuda algumas pessoas a entender quem são e como se encaixam no mundo.

Estágios de Desenvolvimento do Grupo.

Os grupos geralmente passam por um processo evolutivo, que podemos chamar de modelo de cinco estágios de desenvolvimento.

O Modelo de Cinco Estágios.

- Formação, é o primeiro estágio e é caracterizado por grande dose de incerteza sobre os propósitos do grupo, sua estrutura e liderança.

- Tormenta, é aquele momento de conflitos dentro do grupo, os membros aceitam a existência do grupo, mas resistem aos limites impostos à individualidades.

- Normatização, é caracterizados pela aproximação dos membros, se completa quando a estrutura do grupo se solidifica e assimila um conjunto de expectativas comuns.

- Desempenho, momento em que a estrutura está totalmente funcional e aceita.

- Interrupção, para grupos permanentes do desempenho é o último estágio do desenvolvimento, mas para grupos temporários (sejam eles quais forem) esse estágio prepara o grupo para dissolução. O desempenho deixa de ser o foco para que a prioridade seja a conclusão das atividades.

Os grupos nem sempre passam de um estágio para outros de modo claro, algumas vezes vários estágios se sobrepõem, como corre quando o grupo passa simultaneamente pelas etapas de tormenta e desempenho. Ocasionalmente os grupos regridem ao estágio anterior.

Um Modelo Alternativo: Para Grupos Temporários com Prazos Definidos.

Os grupos temporários formados para execução de tarefas com prazos definidos não parecem seguir o modelo descrito anteriormente. Os estudos indicam que eles possuem uma sequência de ações própria.

- Modelo de Equilíbrio Pontuado, conjunto de fases pelas quais passam os grupos temporários e que envolvem transições entre a inércia e a atividade. (1) O primeiro encontro serve para determinar a direção do grupo. (2) Segue-se uma primeira fase de inércia. (3) Uma transição acontece no final dessa fase, exatamente quando o grupo já gastou mais da metade do tempo alocado para seu funcionamento. (4) A transição inicia mudanças importantes. (5) Uma segunda fase de inércia segue a transição. (6) O último encontro do grupo é caracterizado por atividades marcadamente aceleradas.

Uma das descobertas mais interessantes de alguns estudos foi o fato de que todos os grupos passam pela transição exatamente no mesmo ponto de seu cronograma – exatamente na metade do seu tempo de vida.

Estrutura dos Grupos.

Os grupos de trabalho possuem uma estrutura que modela o comportamento de seus membros e ajuda a explicar e prever o comportamento deles, bem como o desempenho do grupo em si.

Papéis.

Papel é o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social.

- Percepção do Papel, é a visão que temos sobre como devemos agir em determinada situação.

- Expectativas do Papel, são a forma como os outros acreditam que devemos agir em determinada situação.

- Contrato Psicológico, é um acordo tácito entre empregados e empregadores, o qual estabelece o que estes esperam daqueles, e vive versa.

- Conflito de Papéis, é quando o compromisso com um papel tem a possibilidade de dificultar o desempenho de outro.

- A Prisão Simulada de Zimbardo, evidenciou que pessoas sem qualquer patologia de personalidade ou treinamento anterior foram capazes de desempenhar formas extremas de comportamento consistentes com os papéis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com