TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Do Comportamento Em Grupo

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Do Comportamento Em Grupo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 3

Fundamentos do Comportamento em Grupo

Os grupos podem ser formados de duas formas: formais que são aqueles que são definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas e informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização.

Fazendo um comparativo dos estágios de desenvolvimento do grupo, pode-se notar que tem o modelo de cinco estágios que são respectivamente: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. Existe também outro modelo chamado de alternativo para grupos temporários com prazos definidos, essas pesquisas mostram que aqueles que possuem uma seqüência de ações própria: o primeiro encontro serve para determinar a direção do grupo, a primeira fase do grupo é a inércia; uma transição acontece no final desta fase, exatamente quando o grupo já gastou mais da metade do tempo alocado para seu funcionamento; uma transição inicia mudanças importantes; uma segunda fase de inércia segue-se a transição; e o ultimo encontro do grupo é caracterizado por atividades marcadamente acelerada. Esse padrão é chamado de modelo de equilíbrio pontuado.

Os grupos de trabalho não são multidões desorganizadas, eles possuem uma estruturas que modela o comportamento de seus membros e definem os papeis - que todas as pessoas têm um papel a desempenhar dentro da organização e qualquer pessoa pode mudar o seu papel e ele depende de cada pessoa, varia conforme o comportamento desta, as normas - todo os grupos estabelecem normas, ou eja, um padrão de comportamento aceitável que são compartilhados por todos os membro do grupo e são essas normas que definem o que cada um deve fazer em determinadas situações e são diferentes para cada grupo comunidade ou sociedade, mas todos as têm.

Existem também algumas classes de normas como: normas de desempenho, normas de aparência, normas de organização social e normas de alocação de recursos. Cada uma dessas tem sua importância dentro do grupo dentro da organização.

Como parte da estrutura do grupo também tem o status que é a posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo. Existem alguns status como: status e normas, status e interações grupal, equidade do status e status e cultura.

Com relação ao tamanho grupo: para cada situação ou missão tem um grupo é que deve ser estabelecida o tamanho do grupo, uma ação que por um grupo de 10 pessoa pode ser mal realizada um outro com 5 pode efetuar muito bem.

As tomadas de decisões em grupo podem ter pontos fortes como gerar informações que até então eram desconhecidas, oferecer uma maior diversidade de idéias, decisões que qualidade mais alta, aceitação e resolução entre outras e também tem seus pontos fracos como: consumir muito tempo, ter pressões para a conformidade dentro do grupo, ambigüidade de responsabilidade e etc.

Eficácia e eficiência: a afirmação que os grupos são mais eficazes depende do ponto de vista que são analisados favoráveis a grupo pode ser: a exatidão, criatividade e ao individuo temos como um dos maiores fatores a rapidez.

Pensamento grupal se relaciona mais com as normas ele descreve as situações em que pressões para a conformidade impedem que o grupo avalie criticamente propostas incomuns, minorias ou impopulares. Mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com