TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão da tecnologia

Projeto de pesquisa: Compreensão da tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Pólo Valparaíso de Goiás

Curso superior Pedagogia e Licenciatura

Desafio profissional

Disciplinas Norteadoras- Literatura de Texto,Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Participante RA

Patrícia de Oliveira Silva Correa- 9365313786

Nome Tutor: Célia Andreza

VALPARAISO –GO

4 de Junho de 2014

Introdução

Esse desafio foi desenvolvido para uma melhor compreensão das tecnologias voltadas para a educação no quesito professor e aluno no qual desenvolveu uma brinquedoteca para ajudar na formação de professores e aluno. Tem seu principal objetivo trabalhar e levar a tecnologia moderna para seu cotidiano e assim uma melhor formação para os professores ministrarem suas aulas.

Com o desenvolvimento da tecnologia, os professores devem acompanhar para que o aprendizado em sala de aula esteja interado com as NTIC(Novas tecnologias da informação e comunicação), facilitando o ensino e compreensão dos alunos.

Deve-se saber que o crescimento profissional e pessoal acompanha o caminhar das novas abordagens e a utilização de novos recursos , para que o professor e aluno se relacionem de forma a crescer em igualdade e de acordo com os assuntos atuais e conteúdos tecnológicos.

ONG Esperança com Tecnologias para Educação

Ambiente/Sala temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças de 6 a 10 anos, professores e monitores

Recursos Tecnológicos Justificativas e estratégias de uso Objetivos Aplicações Tecnologias assistivas

TV Necessidade de interação entre as crianças Propor uma maior interação das crianças com filmes de histórias Rampa para facilitar a locomoção.

DVD Projeção de filmes Projetar os filmes que serão trabalhados em sala de aula. Recurso pedagógico para pessoas com baixa visão para utilizar o computador

Internet Acesso a jogos interativos Inserção dos alunos com as novas mídias eletrônicas Desenhos para a comunicação alternativa

XBOX Desenvolvimento da coordenação motora e interação entre as crianças Desenvolver as habilidades motoras,como danças,jogos corporais etc. Jogos das cores ,musicais ,para que possam

desenvolver raciocínio .

Brinquedos Pedagógicos Estimular todos os movimentos Desenvolver seu raciocínio lógico Engrossador de lápis mouse

Mesas e cadeiras Reunir-se na hora das atividades e refeições Acomoda-los de forma confortável Adaptação de teclado sensível

Computador

Produto, instrumento , ,serviço e prática utilizado por pessoas com deficiêcia.

Permite com que o usuário desenvolva seu raciocínio e habilidades múltiplas Equipar o computador com um mouse vertical ou trackball. Teclados Big Buttocom grandes teclas também podem facilitar o trabalho do usuário, que pode alcançar as teclas facilmente.

Instalações Físicas

- Ar-condicionado

- Copa/cozinha

- Cantinho de Leitura

- Mesas/Cadeiras

- Sala de vídeo

- Sala de Informática

- Tapetes adaptados

- Corrimão para cadeirantes

- Banheiros adaptados

- Extintores

Nossa brinquedoteca tem como finalidade o apoio e aprendizado á alunos e professores dentro das novas tecnologias aplicadas a Educação.Temos uma estrutura de qualidade ,ótimo acesso e totalmente adaptada para prestar os devidos serviços aos usuários.

Utilizamos a TV,Vídeo,Internet entre outras tecnologias que promovem o aprendizado.Esse projeto irá propor maior interação entre os indivíduos, para que possam se integrarem de forma digna dentro de uma sociedade.Todos os serviços são voltados especialmente a formação , instrumentalização e utilização dessas novas tecnologias,aumentando a comunicação alternativas e recursos pedagógicos.

Nossa proposta é voltada para alunos de 6 à 10 anos e a formação de professores.É uma área especializada para atender a todos os elementos das equipes ,podemos dizer que teremos um aprendizado especializado em nosso ambiente ,realizaremos um trabalho na inclusão de crianças com necessidades educacionais e especiais, deixando de ser uma coisa impossível e se tornando uma realidade.Crianças com diferentes problemas físicos ,sociais ou psicológicos,crianças de diferentes etnias e condições sócios- econômicas estão conquistando maior espaço.

A era da informação e da globalização demanda do educador o desenvolvimento de novas competências tanto pedagógicas como tecnológicas visando ao preparo de novos cidadãos.

Fizemos em nossa brinquedoteca várias adaptações para receber esses alunos e professores.

Material Pedagógico

Canetas coloridas, lápis ,borrachas ,apontadores,livros,giz,apagadores,quadro negro,papel ofício,cadernos,cola,xerox,papel pardo,cartolina,caneta,lápis de cor e outros.

Áudio livros - Livro gravado em áudio também chamado de livro falado.de modo Geral ele é feito em estúdio de gravações e lido de forma pausada com interpretação.utilizaremos também efeitos sonoros e músicas para ajudar o ouvinte a entender melhor a atmosfera criada ,esse recurso é muito importante para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura.

Adaptação física ou órteses - Capacete com ponteira é uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com