TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comte

Resenha: Comte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin

Ao investigar as convicções sobre o desenvolvimento da espécie humana, pesquisa Datafolha mostrou que a maioria crê em Deus e em Darwin. Para 59%, o homem resulta de milhões de anos de evolução, mas guiada por um ente supremo, informa reportagem de Hélio Schwartsman publicada nesta sexta-feira pela Folha.

Um em cada quatro brasileiros, porém, acredita que o ser humano foi criado por Deus há menos de 10 mil anos. Para 8%, a evolução se dá sem interferência divina.

Os índices variam segundo a classe social e a educação. Quanto maiores a renda e a instrução, maior é a parcela de darwinistas e menor a de criacionistas, que dão mais peso à ação divina.

Os resultados se assemelham aos da Europa e contrastam com os dos EUA. Segundo pesquisa Gallup de 2008, lá os criacionistas somam 44%. Os evolucionistas com Deus, 36%, e os darwinistas "puros", 14%.

O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos.

Fonte: Folha Online. Ciência. 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin. (4 out. 2010). Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u715507.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2013.

As discussões apresentadas pelo texto jornalístico "59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwin", evidencia posições divergentes em relação à origem da vida. Os dois posicionamentos são passíveis de análise à luz do referencial teórico de Augusto Comte (1798-1857) que apontava ser a Europa do século XIX resultado do nascimento da ciência moderna no ocidente. Para o pensador francês a sociedade européia deste período configurava o estágio mais avançado de desenvolvimento da humanidade, de acordo com o conceito positivista da "Lei dos Três Estágios".

Neste sentido analise o texto apresentado a partir do quadro teórico de Comte, respondendo as seguintes questões:

a) Descreva os estágios evolutivos apontados pelo pensador (1.5 pontos).

- Estágio Teológico : A concepção de homem e de mundo é determinada pelo sobrenatural, pela religião, pela crença em Deus. A vida é explicada por esses elementos que seriam a razão, a fonte pela qual vivemos nesse mundo.

- Estágio Metafísico: A teologia, a crença total em deuses, é substituída, nesse período, por um entendimento filosófico do homem e do mundo. Entendimento este advindo do Renascentismo e Iluminismo. A sociedade passa a ser vista sob o um conceito mais natural, se contrapondo ao estágio teológico, onde encontrava-se uma sociedade voltada ao sobrenatural.

- Estágio Positivo: Para Comte, seria o ápice do conhecimento da sociedade, onde esta, vê o mundo de maneira científica, onde tudo que é real, tem explicação através e puramente da ciência.

b) Classifique e justifique os estágios que se evidenciam no texto abaixo (3.5 pontos).

No texto “ 59% dos brasileiros acreditam em Deus e também em Darwim.”, encontram-se dois estágios: Teológico e Positivo.

O Teológico, justifica-se, porque a maioria das pessoas acreditam que a vida, o ser humano, foi criado por Deus. Isso está baseado no Estágio teológico, onde as pessoas acreditam no sobrenatural, acreditam pela fé, mesmo que não haja nenhuma comprovação científica.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »