TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito da verdade

Por:   •  16/11/2015  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de verdade

∙Segundo Sócrates – É possível entendermos que para Sócrates a verdade se torna relativa, com a maneira que se observa, cada ser humano tem uma ótica diferente das diferentes realidades nas quais vivemos, proporcionando-nos variadas formas de interpretar a verdade que cada ser procura acreditar. Rotulando ou desprezando a questão de uma evidente aparência que se forma diante de determinado objeto ou que talvez esteja diante de nós mesmos. Um exemplo disso é o que se chama de “panelinha” grupos que se isolam, se fecham para aqueles que possam pensar diferente, que procuram ganhar o que tem de novo para se tornar mais forte e cada vez mais colocar uma aparência diante daqueles que são vistos como oposição. Talvez o que seja falado seja verdade somente aos olhos do interlocutor.

∙Segundo Nietzsche – Já em Nietzsche a verdade é uma oposição a vida isso se evidencia quando ele declara. ‘Morra a verdade e faça-se a vida’. Mas o que realmente chama a atenção é a forma com que ele observa uma “superfície”, uma debilidade do que se diz real e concreto, como se a verdade fosse simplesmente imposto a nós por quem exerce poder sobre a sociedade. Um exemplo claro disso se da nas escolas, onde conhecemos e passamos a ter contato com o famoso Bullying; em que na maioria das vezes o “valentão”, figura do detentor do poder, pré-julga e conceitua o mais fraco e oprimido, taxando tal de pessoa, de forma que todos passem a seguir aquele ponto de vista.

∙Ponto de vista do escritor – Uma nova forma de encarar a realidade foi proposta e aceita parcialmente, por que, segundo Sócrates se tiver a aparência, frente ao objetivo nunca conheceremos a verdade, mais o desejo de conhecer a verdade tem que nos impulsionar mais longe, de forma que ao invés de tirarmos a aparência dos fatos apenas do objeto, que tiremos então a aparência em nosso olhar. Sendo assim aquilo que Nietzsche julga ser a verdade, (O triunfo do ponto de vista do mais forte) também cai, porque ao sermos expostos a verdade não podemos mais nos ver presos a inverdade que nos rodeia.

Por sua vez a verdade liberta, pensamentos que até então controlavam nossas mentes e nos conduziam a uma vida desregrada, passam de controladores a agora serem controlados por nos, pelo simples fato de conhecer a verdade, ganhamos essa opção. A verdade é um caminho pelo qual devemos trilhar nossa jornada de vida, tal caminho que nos ajudará a concluir a nossa carreira, caminho que nos levará a vida, hoje ao entendermos mais sobre a verdade tem a opção de segui-la ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com