TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Éticos

Seminário: Conceitos Éticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Seminário  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 7

Conceitos Éticos:

- Conceitos de Ética e Moral

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

Motta (1984) explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

Todo o dilema dar-se-á em torno das pessoas e sua liberdade de pensamento onde, apresentamos dilemas morais então, somos seres morais, já a ética rodeia a consciência moral, apreciação espontânea de sua própria conduta, juízo de fato e juízo de valores.

MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1984.

- Teorias que Formaram os Conceitos de Ética

As teorias que explicam os conceitos éticos tentam nortear, cada uma, o pensamento e o comportamento que deve possuir aquele indivíduo que segue essa ou aquela teoria, possuindo assim cada um, no mínimo, uma teoria para respaldo das suas condutas.

A primeira Teoria é o Fundamentalismo, que identifica os preceitos éticos externos ao ser humano, não permitindo que o indivíduo encontre o certo ou o errado por si mesmo. A segunda Teoria é a do Utilitarismo, que propõe que o conceito ético seja elaborado com base no critério do maior bem para a sociedade como um todo. A terceira Teoria é a do Dever Ético. Segundo Kant, propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com os princípios universais. A quarta Teoria é a Contratualista, parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com regras morais estabelecidas para o convívio social. Dessa forma, os conceitos éticos seriam extraídos das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social. A quinta Teoria é a do Relativismo. Com base nessa teoria, cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não é ético, com base nas suas próprias convicções e na sua própria concepção sobre o bem e o mal. Dessa maneira, o que é ético para um pode não o ser para outro.

Conclui-se que a ética tem como base fundamental conscientizar o homem em fazer o bem e evitar o mal.

Objeto e Objetivo da Ética

- A Sociedade e Ética (Ética Social)

A sociedade é uma união moral estável de uma pluralidade de pessoas propostas a atingir finalidades comuns, mediante utilização de meios próprios.É um agrupamento permanente, é uma união moral, vinculada aos laços fortes de solidariedade. A sociedade surge de maneira natural, assim, só realiza seus objetivos individuais se conseguir aliar a própria força á dos demais. Uns dos grupos seria a família. Tendo também o Estado, sendo a forma social mais abrangente (sociedade de fins gerais que permite o desenvolvimento).

Assim, considerando que cada pessoa não pode viver sem os demais, é necessário que seus conflitos de interesses sejam ultrapassado e estabelecido um estilo de comportamento, servindo a todos na sociedade.

De acordo com Lisboa (1997, pag 16) “Estabelecer tipos de comportamento que permitam a convivência em sociedade”.

Desse modo, torna-se necessário a convivência em sociedade para alcançar seus objetivos particulares, para cada sociedade é necessário a presença da ética, para sua própria sobrevivência.

LISBOA, Lázaro Plácido (Coord). Ética Geral e Profissional em Contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997.

Ética Profissional

- Classes Profissionais

Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão. A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão. Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamenta determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos.

A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é" o homem e "para que vive", logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69)

A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1984.

- Código de Ética Profissional

O objetivo do código de ética para o profissional é habilitar uma atitude pessoal, de acordo com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade.

“O Código de ética é um instrumento que busca a realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores e explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com os quais interage. É da máxima importância que seu conteúdo seja refletido nas atitudes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com