TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições históricas da psicanálise

Seminário: Condições históricas da psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 04 – Condições históricas para o surgimento da psicanálise

1-Contexto histórico-filosófico

Podemos considerar o pensamento moderno (séc. XVII / XVIII Iluminismo) como sendo caracterizado por sua ruptura com o pensamento medieval (séc.V até séc. XV). Valoriza o indivíduo, a consciência, a subjetividade, a experiência e a atividade crítica, em oposição às instituições, à hierarquia, ao sistema e à aceitação dos dogmas e verdades estabelecidas, que caracterizam a ordem social medieval.

Situando historicamente: Desenvolvimento da economia mercantilista, o descobrimento do Novo Mundo, as grandes navegações, a Reforma protestante, as novas teorias científicas no campo da física e da astronomia (Galileu e Copérnico), são fatos que ocorrem em torno dos sécs XV a XVII e marcam uma visão de mundo que se contrapõe à visão medieval, caracterizando, assim, o surgimento do mundo moderno

-Modernidade: Nova forma de pensamento e de visão de mundo inaugurada pelo Renascimento e que se contrapõe ao espírito medieval, desenvolvendo-se nos sécs. XVI e XVII com Francis Bacon, Galileu e Descartes, dentre outros, até o Iluminismo do séc.XVII, do qual é a principal expressão

- René Descartes [1] (1596-1650) XVI e XVII França A dúvida metódica: Se eu duvido de tudo o que me vem pelos sentidos, e se duvido até mesmo das verdades matemáticas, não posso duvidar de que tenho consciência de duvidar, portanto de que existo enquanto tenho essa consciência. Sua filosofia parte da presença do pensamento e não da presença do mundo. Descartes afirma a universalidade da consciência.

Galileo Galilei (1564-1642) (Renascimento) nos mostrou que a nossa percepção a olho nu pode nos enganar (defendendo as idéias de Copérnico1473-1543), de que a Terra gira em torno do sol, golpe no antropocentrismo), que a Natureza escreve em linguagem matemática. A partir da idéia de que a percepção pode nos enganar, nos iludir, Descartes desenvolve a idéia de que nossa única certeza é o pensamento e todos os outros processos eram funções do corpo. Desse modo ele introduz uma dualidade físico/psicológica que desvia a atenção do conceito abstrato de alma para o estudo da mente e suas operações. Como resultado, os métodos de pesquisa deixaram a análise metafísica e abraçaram a observação objetiva.

Com Descartes temos a idéia de mecanismo aplicada ao corpo humano. A filosofia mecanicista era de uma influência tão grande que foi só uma questão de tempo para que fosse aplicada também à mente humana.

Sendo assim, foi Descartes que abriu um campo que possibilitou o surgimento dos estudos sobre os mecanismos da mente.

_______________________________________________________ __________________

Se na Idade Média o conhecimento era concebido de maneira totalizadora e totalizante, onde a separação sujeito-objeto não era considerada, será, principalmente, a partir de Descartes que o objeto do conhecimento poderá ser decomposto e representado.

2-A doença mental no séc. XIX

Foi a visão cartesiana (séc XVII) de mundo que impôs a oposição entre razão e desrazão. Para Descartes não havia um pensamento louco, mas sim um homem louco. Portanto, o que distingue o homem do animal é a racionalidade. Loucos eram vistos como animais a serem domados.Foucault nos diz que a loucura é uma produção do séc. XVIII (Inglaterra-1798), através dos seus saberes, suas práticas e suas instituições.

Séc. XIX: psiquiatria visualizadora, morfológica, atomizadora e baseada no naturalismo positivista [2]. A loucura era identificada com a desrazão.

&n bsp;A medicina e a psiquiatria do séc.XIX eram excessivamente visuais e descritivas dos fenômenos. Freud introduz a dimensão “auditiva” ao tratamento e a dimensão histórica do Homem. Mostrou que o passado tinha importância para o presente e para os acontecimentos da vida do paciente, inclusive o adoecimento.

No séc.XIX a medicina tenta diferenciar a loucura da simulação. A principal busca dos médicos era por uma lesão anatômica que explicasse a doença.

William Cullen (séc. XVIII) classificou as doenças mentais e foi o primeiro a utilizar o termo neurose para designar uma doença que não é acompanhada de febre ou patologia localizada. Ele preparou o caminho para o surgimento da psiquiatria como ramo científico, no séc. XIX.

Phillip Pinel (1745-1826) é quem lança os fundamentos de uma psiquiatria científica. Ele acreditava que o ambiente social influenciava para o surgimento da doença. Achava que a loucura deveria ser tratada e vista como um problema da sociedade.

Maureau de Tours (discípulo de Esquirol), dizia que delírio e sonho são absolutamente idênticos. “Sonhar é psicopatologia transitória de pessoa normal”

A hipnose é uma técnica introduzida por James Braid (segunda metade do sécXIX) como um meio de controle de uma pessoa sobre a outra.

3-Psicanálise: metapsicologia

A psicanálise se instituiu como saber fazendo crítica ao discurso médico, que desde o início do séc. XIX procurava ligar os sintomas das doenças às possíveis lesões existentes na estrutura anatômica do corpo. A medicina clínica se fundava no discurso da anatomia patológica.

Sobre a religião e a medicina da época:

No fim do XVIII e início do XIX, a noção de riqueza de uma nação vai estar fundamentalmente relacionada com a qualidade de sua população. O século XIX tem instituições sanitárias (saúde pública e medicina social) e pedagógicas (escolarização obrigatória) que garantem a qualidade da população, diferentemente do século anterior onde os recursos naturais e o território eram o foco de atenção das políticas de poder.

Sendo a população o grande objeto de cuidados do Estado Moderno, a reprodução, o sexo enquanto meio de reprodução, se torna tema central. O cuidado com as crianças e sua saúde é, então, responsabilidade da mãe. Portanto, o papel da mulher, sua saúde e o bom desenvolvimento das crianças evoluem com a ginecologia, a obstetrícia e a pediatria.

Foi escutando as histéricas e positivando seu discurso, que Freud situou os impasses produzidos pelo discurso anátomo-clínico. Nas histéricas a manifestação sintomática não se reduzia a materialidade de uma lesão anatômica. As histéricas eram vistas como mentirosas que inventavam doenças inexistentes.

Freud destacou a dimensão de verdade inserida nas estruturas psicopatológicas e rompeu, definitivamente, com a tradição psiquiátrica baseada no cartesianismo, na qual a loucura era identificada com a desrazão. A cena histérica trazia os fantasmas sexuais inconscientes. A categoria de inconsciente seria justamente a materialização do descentramento do sujeito moderno.

A metapsicologia freudiana é um estudo do que está para além da consciência, o inconsciente.

ICS: processos primários, energia livre

CS: processos secundários energia ligada

.4- Modernidade e interpretação

“... a visão psicanalítica da relação do ego consciente com um inconsciente irresistível constituía um golpe severo para o amor-próprio humano. Descrevi-o como sendo o golpe psicológico ao narcisismo dos homens, e o comparei com o golpe biológico desfechado pela teoria da descendência e o golpe cosmológico, mais antigo, a ele dirigido pela descoberta de Copérnico”.

Sigmund Freud, 1924< /span>

&n bsp;As formas de interpretação sofreram mudanças na tradição do conhecimento ocidental. Na modernidade se instaura uma nova forma de pensamento inaugurada por René Descartes (1596-1650), que postulava o homem com sendo o centro detentor do saber, partindo do princípio de que para que o conhecimento fosse verdadeiro, esse deveria possuir uma fundamentação metafísica. Como se sabe, o cogito é a fundação da idéia moderna de uma autoconsciência do sujeito. A tradição que daí decorre terá homem como medida do conhecimento. O antropocentrismo será, portanto a marca do pensamento moderno.

Evidentemente Freud teve sua teoria influenciada por essa tradição consciencialista. Um exemplo disto é a idéia de “trazer à luz o inconsciente”, que estava presente desde seus “Estudos sobre a Histeria”. Como afirma Birman:“O modernismo é um sintoma da modernidade o que faz retornar de forma trágica o que esta quis recusar com a pretensões do sujeito de ser autônomo e soberano, isto é, auto-centrado nos registros do eu e da consciência.

Podemos vislumbrar na obra de Freud, principalmente, na “Interpretação dos Sonhos” tanto a soberania da consciência como a queda desse ideal, através do umbigo do sonho. Queremos apenas apontar com isso, que a psicanálise, por meio de uma de suas principais obras, pode ser vista como sintoma da modernidade.

Como afirma Michel Foucault: “Cada forma cultural da civilização ocidental teve seu sistema de interpretação, as suas técnicas, os seus métodos, as suas formas próprias de suspeitar que a linguagem quer dizer algo diferente do que diz, e entrever que há linguagens dentro de uma mesma linguagem.” Nessa perspectiva, Freud pode ser considerado um autor moderno e ao mesmo tempo crítico da modernidade, pois bem sabemos que sua obra se produziu em cima de conceitos que oscilavam entre o que é arbitrário (traumático) e o que é passível de apreensão (representável). Um exemplo disso são as diferentes concepções de pulsão( de vida e de morte). Foucault sinaliza que a interpretação na modernidade tem um caráter hermenêutico porque:

“... encontra-se diante da obrigação de interpretar-se a si mesma até o infinito; de voltar a encontrar-se consigo mesma. (...) a morte da interpretação é o crer que há símbolos que existem primariamente, originalmente, realmente como marcas coerentes, pertinentes e sistemáticas. A vida da interpretação, pelo contrário, é o crer que não há mais do que interpretações.” (FOUCAULT, 1975:26).

&n bsp;Na modernidade a concepção de um sujeito está fadada a uma produção incessante por meio dos jogos de verdade. Essa noção introduzida por Foucault nos indica mais uma vez, que não há um ponto de chegada na aventura interpretativa moderna.

...

Baixar como  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »