TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciente da luta contra a homofobia na escola

Resenha: Consciente da luta contra a homofobia na escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo geral

compreender a importância de comviver com as diferencias fazendo com que os alunos conhesam cada vez mais mais sobre o combate a homofobia na escola.

obijetivos específicos:

Indentificar a importancia da daptação em um meio de divercidades

e entender o verdadeiro significado da palavra homofobia, que significa a repulsa ou o precomceito contra a homossexualidade. e tambe refletir sobre o carater precomceituoso da sociedade analizando os danos que esse tipo de preconceito causa.

Estratégia de encino:

Problematização Como a escola, professores e alunos deveriam agir diante de situações de preconceito e violência vivenciadas por alunos LGBTs?

Com a ultilização dos seguintes materiais:

Datashow, computador, vídeo, folhas de papel A4, lápis caneta e cópias do texto.

1º passo -Pedir que os alunos se dividem em duplae façam a leitura da imagem realizada Depois da leitura da imagem cada participante tentará mostrar o que percebeu ao descrever a imagem e dizer o que sentiu durante a descrição da mesma. Em seguida faz-se a leitura do texto com o tema homofobia em sala de aula fazendo uma comparação com a leitura visual anterior.

2º passo – Assistir ao filme “Probabilidade”.

3º passo - Peça aos seus alunos quais temas foram abordados na história. Escrever as respostas no quadro ou numa folha de cartolina. Se a partir das respostas dadas, você notar que algums alunos ainda têm dúvida sobre a mensagem da história, passá-la novamente ou selecionar cenas específicas ou um conjunto delas.

4º passo – Questões para animar o debate:

O que significa para você duas garotas se abraçando na escola?E dois garotos? Vocês veem essas duas situações da mesma forma?

Que tipos de preconceitos aparecem na escola por causa da orientação sexual de alunos professores e funcionários?

Um professor tem o direito de tentar mudar a orientação sexual de um aluno?Por quê?

Um professorteria menos credibilidade se fosse LGBT? Por quê?

O que vocês poderiam fazer para que a sua escola seja uma escola sem homofobia?

O que incomoda vocês em relação à homossexualidade? Por quê?

Como você reagiria que seu melhor amigo é gay? Ou que a sua melhor amiga é lésbica? Ou que ele ou ela é bissexual? O sentimento é diferente para cada caso?

É comum seus amigos fazerem piadas sobre LGBTs? Como vocês acham que um colega homossexual se sentiria? E como vocês reagem quando alguém faz piada sobre alguma característica pessoal sua?

Que tipos de violência são praticados contra os/as LGBTs?

5º passo - Socialização dos questionamentos.

Comclusão:

Fazer a síntese final, problematizando a partir das interpretações/leituras predominantes sobre a história: que valores foram expressos em relação à orientação sexual dos jovens, como a classe reagiu à amizade entre Leonardo e Mateus etc. Finalizar lendo o texto Confidências de uma garota bissexual para o grupo.

Referências bibliográficasBolesh 1 – Boletim Escola sem Homofobia.

Guia de discussão e propostas de dinâmicas para trabalhar com o DVD. Escola sem Homofobia.

A plalavra homofobia significa:homo: igual e fobia: medo

Ela e usada para indentificar o ódio ,ou discriminação de uma pessoa comtra os homossexuais,

suas manifestações podem ser agrecivas ou cilenciosas.

Assim como outros tipos de precomceitos a homofobia vem sse tornado cada vez mais frequentes no nosso país , as pessoas que sofrem esse tipo de precomceito são vistas pela sociedade como algo que vai projudicar ,algo vergonhoso que so vai desfavorecer a sociedade.

podemos citar como exemplo, que por muitos anos, acreditou-se que a AIDS era uma doença que contaminava exclusivamente homossexuais. Dessa forma, o “aidético” era aquele que tinha relações homossexuais. Assim, as pessoas podiam se sentir protegidas, uma vez que o mal da AIDS não chegaria até elas (heterossexuais). A questão da AIDS é pouco discutida, mantendo confusões como essa em vigor e sustentando ideias infundadas. Algumas pesquisas apontam ainda para o medo que o homofóbico tem de se sentir atraído por alguém do mesmo sexo. Nesse sentido, o desejo é projetado para fora e rejeitado, a partir de ações homofóbicas.

Assim, podemos entender a complexidade do fenômeno da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. A homofobia implica ainda numa visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”.

Podemos entender então que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com