TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMOFOBIA NA ESCOLA.

Trabalho Universitário: HOMOFOBIA NA ESCOLA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

ARAPIRACA/AL

2012

Arapiraca-al

2012

SEVERINA DA SILVA FERRO

ARAPIRACA/AL

2012

Introdução

Esse trabalho apresentará a problemática da homofobia no espaço escolar. Nela será apresentada a proposta de uma campanha com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar, oferecendo atribuições entre seus membros e parcerias com órgãos competentes como : Secretaria de Educação e Assistência Social, CREAS, Conselho Tutelar e representantes do Ministério Público.

Nossa proposta é trabalhar de forma interdisciplinar contemplando de forma especial as disciplinas estudadas durante o semestre, buscando cumprir de forma eficaz a proposta da campanha sobre a homofobia e a importância da ação dos pedagogos, docentes, gestores e toda comunidade escolar que deve trabalhar em conjunto para que haja o respaldo que se espera no processo de ensino aprendizagem.

Nosso principal objetivo é conscientizar e mobilizar através de parcerias toda a comunidade escolar, informando, integrando seus membros em prol do respeito a opção sexual de cada pessoa.

A proposta desse trabalho visa ampliar os horizontes e oferecer opções para possíveis soluções na problemática apresentada sobre a homofobia.

O caso do menino Paulo apresentado no texto “Homofobia na escola”, infelizmente não é um caso isolado, sabemos que o preconceito existe, ainda que muitas tentem mascará-lo.

Buscamos através de pesquisas e debates com os membros do grupo, incentivar uma campanha para a conscientização da comunidade escolar e as possíveis contribuições tanto da equipe gestora como dos demais profissionais da escola e sobretudo dos pais e alunos.

Em primeiro buscaríamos das Secretarias da Educação e Assistência Social, assim como o Conselho Tutelar e se possível membros representantes dos Direitos Humanos.

Buscaríamos parcerias com a Secretaria de Educação contratação de funcionários gabaritados para ministrar capacitações os profissionais da escola, cada um em sua função, visando prepará-los para lidar de forma segura e coerente com a diversidade e com eventuais casos de discriminação, seja ela qual for.

Cada um dos órgãos aos quais foram solicitados as suas parcerias deverão contribuir de forma que lhe compete.

A equipe gestora educacional buscará traçar uma campanha cujo objetivo é dizimar o preconceito, onde estará em destaque a homofobia, essa campanha deverá ter a participação dos diversos membros de diferentes funções da comunidade escolar, inclusive grêmios estudantis, pais e alunos.

As palestras deverão além de presenças de ministradores capacitados e habilitados para tal função, ainda deverão contar com a participação de membros do conselho tutelar das secretarias de educação e assistência social , CREAS e membros do ministério publico. Onde deverão ser esclarecidas as possíveis dúvidas apresentadas.

Após a palestra será marcada uma reunião de pais e mestres, onde os pais serão convidados a participarem de forma ativa e os pais que se disponibilizarem, deverão ser orientados de suas funções e sua participação junto com os alunos. Todo esse trabalho devera ser tratado de forma interdisciplinar envolvendo a comunidade escolar respeitando a idade dos alunos, sua realidade e a dos demais envolvidos nesse processo.

Seguindo o cronograma:

• Uma vez por semana pais, alunos e profissionais habilitados irão participar da oficina de: Confecções de cartazes ou oficina de teatro;

• Show de talentos dos membros da comunidade escolar quinzenal;

• Excursões trimestrais;

• Debates e palestras mensais e sempre que necessário;

• Reunião de pais, mestres e grêmios estudantis mensais;

• Gincanas mensais;

• Exposição dos trabalhos produzidos na escola e apresentação das peças trabalhadas nas oficinas realizadas no espaço escolar.

• Consulta diária a caixa de sugestões ou reclamações.

Outras práticas que vale salientar é a observação da proposta ou do projeto politico pedagógico da escola e analisar se ele contempla e está respeitando as diretrizes e bases da educação nacional, que abordam os princípios e fins da educação nacional: ART. 2º e ART. 3º.

A criação de site com profissionais competentes e responsáveis para responder questões humanas e jurídicas sobre qualquer tipo de preconceito.

Diante da problemática apresentada nesse trabalho: Homofobia no espaço escolar. Realizamos várias pesquisas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com