TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUta na escola e Luta da escola

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 3

Luta na Escola e Luta da escola

Na educação Física Escolar são vasta modalidades esportivas que são trabalhados com os alunos, cada um com seu objetivos a serem alcançados, com diversos movimentos motores e conhecimentos a ser adquiridos, através das atividades propostas.

A Educação Física enquanto componente curricular da Educação básica deve assumir uma outra tarefa: introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzir-la, transformá-la, instrumentalizando para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física em benefício da qualidade de vida (BETTI e ZULIANI, 2002, p.75).

A Educação Física Escolar tem o objetivo incluir o aluno a cultura corporal de movimento, através das atividades físicas conscientizando os alunos sobre a importância dos esportes para obter melhor qualidade de vida. A disciplina da Educação Física utiliza as atividades físicas como conteúdo pedagógico da cultura corporal, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, com objetivo na formação global do indivíduo, no âmbito motor, no cognitivo e afetivo social.

A luta como conteúdo pedagógico faz parte da cultura corporal de movimento no Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

No aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação, global, o aprimorando da idéia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo. No aspecto cognitivo, ás lutas favorecem a percepção, o raciocínio a formulação de estratégias e a atenção. No que se refere ao aspecto afetivo e social, pode-se observar em alunos alguns aspectos importantes, como a reação a determinadas atitudes, a postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. (FERREIRA, 2006, p.39-40).

Segundo Almeida (2006, p.5) “através da estimulação motora, a criança desenvolve uma consciência do seu corpo, de si mesma e do mundo a sua volta” e de acordo com o mesmo autor, a prática do Karatê desenvolve valências físicas como força, velocidade, agilidade, equilíbrio e coordenação e também noção de espaço, em crianças de 7 de 10 anos de idade.

A prática da luta nas aulas de Educação Física deve ser inclusa, pois Ferreira (2206) sustenta a idéia de que a mesma deve ser uma ferramenta pedagógica Física e que a luta, já está presente no homem desde a pré-história. Ainda de acordo com Ferreira (2206), o motivo pelo qual a luta deve ser inclusa na Educação Física Escolar é para proporcionar aos alunos maior enriquecimento cultural e de atividades motoras.

A luta faz parte da vida homem desde a antiguidade, nesta época esta atividade eram praticada para sua sobrevivência, defender-se, alimente, conquistar território e determinar hierarquia entre as membros de um grupo. E na atualidade lutas é um esporte para competições e na educação é uma ferramenta pedagógica uma ferramenta conteúdo integrante da cultura corporal que no processo do ensino-aprendizagem na prática pedagógica na disciplina de Educação Física, assim contribuindo no desenvolvimento global da criança.

A luta como conteúdo nas aulas de educação Física escolar não é bem aceita pelo público, a maioria associa esta atividade física com violência, isso é por falta de informações que esta atividade pode proporcionar aos alunos. A luta como conteúdos nas aulas de educação Física é uma ferramenta pedagógica importante para apoiar o professor (a) nos ensino dos valores morais, conhecimento da cultura corporal, no desenvolvimento físico e psicologia. Os conteúdos de lutas usando corretamente, contribuirá no processo de ensino aprendizagem na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com