TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considerações Sobre As Significações Da Psicologia Clínica Na Contemporaneidade

Monografias: Considerações Sobre As Significações Da Psicologia Clínica Na Contemporaneidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito da psicologia clínica e suas aplicações para as ações com psicólogos compreende as mudanças ocorridas nos saberes e fazeres do psicólogo clinico.

Houve uma evolução histórica nesse campo de atuação. Noções pertinentes a pratica clinica, como a escuta, a sofrimento psíquico, possibilidade de de aplicação ao campo de atuação do psicólogo na contemporaneidade.

A pratica clinica em instituições hospitalares continua sendo alvo de polemicas e discussão a respeito da viabilidade de aplicações da atividade clinica nas instituições, principalmente em um PS. Tal discussão tem levado profissionais da área a diferenciar a psicologia clinica da hospitalar.

Na maioria das vezes o discursos fundamenta-se num entendimento de clinica como prática de psicoterapias de longa duração, consultório privado, etc. Questiona-se tais atividades seriam viáveis num contexto como a instituição hospitalar, especificamente em um OS.

Alguns aspectos marcaram a origem da psicologia clinica e suas representações ao longo da história da Psicologia, começando pela etimologia do termo clinica que significa “a beira do leito”, deixando claro o modelo do medico nessa área de conhecimento, e tem como foco a atenção, compreensão e tratamento da doença. A representação social do Psicologo Clinico tem se aproximado daquela exercida pelo medico.

Adotar na clinica uma dimensão mais concreta do contexto social implica modificações nos referenciais teóricos que ancoram as praticas clinicas principalmente no que se refere a noção de subjetividade.

Segundo pesquisa do Conselho Federal de Psicologia, o que mais se caracterizou a saída clinica do seu modelo tradicional foi a inserção na saúde publica, com o psicólogo clinico passando a atuar em hospitais e ambulatórios gerais e psiquiátricos, nas UBS, escolas, creches, etc. Com o surgumento do SUS o psicólogo passa a tender na rede publica de saúde.

O ato clinico deve ser contextualizado e refletido, onde quer que seja, onde quer que este se realize, onde quer que sua clientela esteja. A clinica contextualizada significa ter uma postura diante do ser humano e sua realidade social. A pratica clinica tem lugar sempre que o sofrimento do sujeito cria uma demanda. A pratica clinica não se reduz ao lugar, nem a técnica utilizada ou patologia diagnosticada. È feita para todos ,independente de sua classe social. O diferencial da escuta clinica encontra-se na qualidade da escuta.

Inconsciente e Cotidiano na Prática da Atenção Psicossocial em Saúde Mental

O texto fala da saúde mental dos pacientes do CAPS. O ambiente é composto além dos pacientes, de uma equipe multiprofissional, envolvendo médicos, psicólogos, assistentes sociais, porteiros, entre outros. A assembleia geral ocorre uma vez por semana, onde a participação ativa de todos é essencial. As atividades de atendimentos e outras foram discutidas nas reuniões diárias da equipe, sendo as discussões mais apro¬fundadas de casos clínicos feitas pelas equipes terapêuticas de referencia aos usuários.

É analisada a concepção do paciente no estado de inconsciente (fora de si), o inconsciente como desconhecido e o inconsciente como método de escuta. É possivel constatar que essas concepções demonstram que os profissionais não se contentam apenas com as concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com