TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constrindo A Independência

Exames: Constrindo A Independência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 3

CONSTRUINDO A INDEPENDÊNCIA

Desde a infância adquirimos conhecimentos que se acumulam e nos enriquecem, pois estes servem como base para o nosso aprimoramento e convívio social. Diante disso, somos constantemente estimulados a adquirir novos conhecimentos e experiências, e é na infância que iniciamos nosso processo de aprendizagem que nos guia ao longo da vida.

Este trabalho tem por objetivo analisar a participação das crianças no processo de aprendizagem, amparado nos conteúdos apresentados nas disciplinas do 1° Bimestre de 2014.

Neste contexto, devemos estimular o ser humano desde o nascimento a serem independentes, auxiliando no seu desenvolvimento e seu crescimento pessoal.

Este estímulo deve ocorrer gradativamente de acordo com a sua idade e suas condições psicomotoras e físicas. Portanto, no início do processo educativo, devemos dar atenção especial às crianças, para que cresçam, desenvolvam e experimentem situações novas que lhe são oferecidas e que estão ao seu redor.

Diante disso, todas as disciplinas estudadas neste bimestre nos levam ao objetivo de trabalhar com a criança, estimulando sua independência, e contribuindo no processo de ensino e aprendizagem.

Aprendemos a importância de elaborar um planejamento pedagógico de acordo com a faixa etária das crianças, sendo desenvolvido como instrumento orientador de todo o processo educativo, com foco na interação da criança com os demais integrantes do processo educativo sem deixar de privilegiar sua autonomia.

Vimos também a importância da preparação dos professores para realizar um bom trabalho e planejamento didático nas escolas para crianças de 0 a 5 anos. Nesta faixa etária as crianças possuem características de dependências físicas, eles dependem muito dos adultos e é preciso trabalhar para que gradativamente elas tenham as suas independências.

É necessário elaborar atividades que desenvolvam os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais da criança, com intuito de proporcionar uma ampliação de seus conhecimentos e estimular o interesse pela autonomia, com isso a criança se sentirá mais segura e confortável.

Outro aspecto importante neste processo é o dialogo, pois a criança deve ser ouvida, deixando-a expressar o que sente, o que gosta, favorecendo o desenvolvimento da linguagem.

A interação na Educação Infantil também é muito importante. O professor deve elaborar atividades diárias como rodas de conversas, reconto de histórias, brincadeiras livres ou sob orientação dele. Atividades em que as crianças se envolvam, pois nesta interação as crianças se expressam e se comunicam de diversas formas, enriquecendo seus conhecimentos.

Nestas interações normalmente ocorrem as divergências, que devem ser vistas pelo professor como algo positivo. Ele não deve eliminar estas divergências e sim ajudar as crianças a resolvê-los de uma forma sem agressão ou violência. Pois as divergências de opiniões servem para firmar suas posições, fortalecer sua identidade e ter confiança para agir.

No mundo da criança, jogos, brinquedos e brincadeiras também fazem parte da aprendizagem, portanto, as atividades lúdicas devem ser incorporadas neste processo, principalmente na faixa etária de 0 à 5 anos de idade.

Nesta faixa etária, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com