TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo

Seminário: Construtivismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Seminário  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Construtivismo

Sobre a teoria de Jean Piaget.

Ao falarmos de psicologia do desenvolvimento não podemos esquecer-nos de mencionar duas teorias importantes do psicólogo Piaget e Vygostsky ambos pesquisadores em seu determinado caminho de vida e de sua carreira apareceram com propostas inovadoras e importantes para o desenvolvimento humano. Segundo a teoria de Piaget um ser humano possui determinadas fases que são classificadas como quatro períodos que são: sensório-motor, pré- operatório, operações-concretas e operações formais vamos falar um pouco sobre eles:

1° Período sensório-motor (0 a 2) que seria a ação das crianças e dos órgãos sensórios e suas coordenações motoras. Exemplo: um bebê tem uma melhor sucção para mamar melhor só no décimo mês do que no segundo dia.

2° Período pré-operatório (2 a 7) está fase é a da interação e comunicação, mas o importante é o aparecimento de linguagem, e surgem as fases dos “porquês”. Exemplo: porque o céu é azul, porque eu o papai trabalha e não pode ficar com nós.

3° Período operações-concretas (7 a 11) a criança possui uma autonomia com relação ao o adulto ai aparece também o egocentrismo que se refere à criança repetir tudo aquilo que os adultos dizem. Daí surge sentimentos morais que são: a honestidade, o respeito mútuo, o companheirismo e a justiça, que considera importante a intenção na ação. Exemplo: se uma criança que o vaso da mãe, ela acha que não deve ser punida se isso ocorreu acidentalmente.

4° Período operações-formais (11 a 12 anos em diante) neste momento de sua vida ocorrem a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal isto se refere que terá planos e ideias, além disso ele deseja ser aceito pelos adultos e amigos, no aspecto afetivo ele sempre vive em conflitos, ou independente do que seja cada um dos adolescentes procura viver de acordo com sua faixas etárias. Exemplo: o pai não tem razão no que fala, mas sim os amigos estão corretos.

Já no processo de ensino, aprendizagem e alfabetização para o pesquisador Piaget desde pequena as crianças escutam histórias lidas ou contadas por adultos, elas brincam de escolinha, de ler e de escrever antes mesmo de ter um conhecimento da linguagem escrita. Observamos que durante muito tempo atrás o ensino era de uma forma mecânica e repetitiva sem entender o significado sonoro e a sequência das letras. Mas ao decorrer ao decorrer das pesquisas podemos descobrir que há relação com a pauta sonora e com a escrita, e existe uma necessidade dos professores trabalharem esse processo de aprendizagem, ensino e alfabetização.

Sobre a teoria de Lev Vygotsky.

Ao observamos o desenvolvimento humano nos dias de hoje não podemos de citar o psicólogo Vygotsky com sua teoria que o homem é visto de todo um modo totalmente diferente dos outros seres vivo, pois vivemos no mundo em totais e constantes transformações sócias e modificamos nossas ações por si próprias totalmente constituídas. Desde pequenas as crianças tem uma total interação com os adultos e juntamente construímos uma relação social, isto quer dizer que significa que o desenvolvimento humano é totalmente influenciado pelo meio social. Outra colaboração importantíssima para o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com