TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Construtivismo Jean Piaget

Artigo: O Construtivismo Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

1. O Construtivismo

1.1. Jean Piaget

Quando bem jovem, Piaget dedicou-se à Biologia. Sua formação universitária foi em Ciências Naturais, em que se doutorou em 1918. pela Universidade de Neuchâtel, na Suíça. Essa sua formação exerceu grande influência na elaboração de sua teoria do desenvolvimento cognitivo.

Para ele, todo ser vivo se adapta ao seu ambiente e é organizado de um modo que possibilita a adaptação. Piaget acreditava, também, que a mente e o corpo não funcionam independentemente um do outro e que a atividade mental se submete às mesmas leis que, em geral, governam a atividade biológica.

Na teoria de Piaget. a inteligência está ligada à Biologia no sentido em que herdamos estruturas anatômicas (por exemplo: nossos sistemas nervoso e sensorial), bem como um modo de funcionamento mental. Sobre essa base biológica, homem constrói o conhecimento.

A fala egocêntrica leva a criança à fala exterior, à linguagem socializada.

Nessa construção, o homem transforma o ambiente agindo diretamente sobre ele e, ao agir, também se modifica. Por isso, a teoria piagetiana é considerada interacionista.

Para Piaget e seus seguidores, a criança é um ser ativo que age espontaneamente sobre o meio e possui um modo de funcionamento intelectual próprio que a leva a se adaptar a esse meio e a organizar suas experiên-cias. Pelo contato com objetos e pessoas, a criança irá construindo seu conhecimento do mundo. Seu desen-volvimento cognitivo se realiza por estágios, cuja seqüência é a mesma em todas as crianças. Sua teoria interacionista é conhecida pelo nome de construtivismo.

Perspectiva de Piaget: Pensamento e linguagem: Piaget buscava resposta para esta indagação: “Quais as necessidades que a criança satisfaz quando usa a linguagem, ou seja, quais as funções que a linguagem preenche na vida da criança?”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com