TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção Do Eu Na Modernidade

Artigos Científicos: Construção Do Eu Na Modernidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

A Construção do eu na Modernidade

Ao ler o livro “A construção do eu na modernidade” baseado no século XXI por Pedro Luiz Ribeiro de Santi, e os demais conteúdos das outras disciplinas, a subjetividade sempre está em questão, ela aparece tanto antigamente quanto nos dias atuais, todos nós estamos sempre discordando e tendo opiniões diversas, isso nos põe em debates e reflexões do que somos e do que ainda podemos ser.

O autor se utiliza de vários recursos para explicar a transição dos períodos, podemos observar como a manifestação cultural de cada período é a representação exata da maneira como ser humano se encontra no mundo. O livro apresenta ideias que permeavam a idade das trevas (Idade Média) e nos faz questionar como era viver naqueles tempos, onde o tudo era controlado por um Deus inquestionável e pela Igreja. A ausência de uma subjetividade nos parece de difícil assimilação, mas bastante real diante de um Deus onipresente e onipotente (capaz até de ler nossos mais profundos e íntimos pensamentos!).

A transformação gradual do pensamento do homem, culminando no Renascimento, foi tirando esse Deus e a Igreja do centro e colocando o homem como a medida de todas as coisas. Deus não deixa de existir, mas passa a pairar sobre esse homem questionador e agora, tateando sua subjetividade, fazendo com que o homem busque encontrar respostas para tantos conceitos e ideias de si próprio e da sociedade.

Loyola e Maquiavel tentam ainda devolver a esse homem alguma referência, mas Descartes, rompe totalmente, dando ao homem sua principal liberdade "Penso, logo existo". Para o surgimento da psicologia, temos o primeiro passo (proposto pelo autor): o surgimento da subjetividade privada. Que logo, daria início à segunda condição: a crise dessa subjetividade, que é compreendida como não pública. Nos positivistas iremos encontrar a impossibilidade da psicologia como ciência (de acordo com eles só seria ciência aquilo que eu pudesse observar com os sentidos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com